Entre os dias 20 e 23 de novembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte participou da XXV Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental do programa Iberescena, em Montevidéu, no Uruguai. Durante o encontro, foram definidos os contemplados na convocatória 2018-2019, lançada em abril. O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 30 de novembro.
A Funarte é a representante do Brasil no programa. Na reunião, o coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas da instituição, Fabiano Carneiro, apresentou os projetos brasileiros, que foram previamente inscritos no portal do Iberescena. Fabiano destacou que, a cada edição, o número de inscritos de diversas regiões do país tem aumentado. Outro ponto positivo é o intercâmbio entre os participantes e suas conexões, incluindo a colaboração de artistas brasileiros em projetos de outros países.
Nesta convocatória, foram contemplados 105 projetos de um total de 435 inscritos nas três categorias, sendo 43 projetos na linha de apoio a festivais e espaços cênicos para programação de espetáculos; 37 projetos de coprodução de espetáculos ibero-americanos e 25 projetos na linha de apoio a processos de criação dramatúrgica e coreográfica em residência. Serão destinados aos contemplados 1.016.800 euros.
O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas é formado por 14 países: além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
Participaram da reunião os seguintes representantes governamentais: Marcelo Pablo Allasino Zabala, da Argentina, atual presidente do programa; Carla Lorena Rivera Rojas, da Bolivia; Fabiano Carneiro, do Brasil; Paola Andrea Moret Jiménez, do Chile; Fernando Rodríguez Araya, da Costa Rica; Bolívar Yantalema, do Equador; Tito Murcia, de El Salvador; Fernando Cerón Sánchez-Puelles, da Espanha; Haydeé Raquel Boetto Bárcena, do México; Renán Fernán, do Panamá; Graciela Britos Basualdo, do Paraguai; Carlos Andrés La Rosa Vásquez, do Peru; e José Miguel Onaindia, do Uruguai; além do secretário técnico do programa, Guillermo Heras; o representante da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), Enrique Vargas; a representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Cristina del Moral; e como observadora, Sandra Rodríguez, diretora do escritório no Uruguai da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura).
Após a reunião do Iberescena, o coordenador de Dança da Funarte participou do primeiro seminário internacional “A Função dos Teatros Públicos de Artes Cênicas no Século XXI”, realizado no dia 24 de novembro também no Uruguai. Esse encontro buscou gerar reflexões sobre a cultura atual e, ainda, analisar o papel do Estado para atender aos seus problemas e necessidades.