Brasileiro vence o 1º Concurso de Composição do Ensemble de Câmara Ibermúsicas

Compositor concorreu com outros 80 participantes, de vários países

Conselho intergovernamental do Ibermúsicas reuniu-se no Uruguai para validar a lista de selecionados pelo júri brasileiro

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas (Ibermúsicas) anunciou, no dia 12 de novembro, como vencedor de seu 1º Concurso de Composição do Ensemble de Câmara o brasileiro Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda. A Fundação Nacional de Artes – Funarte é a representante brasileira do Ibermúsicas.

O vencedor concorreu com mais 80 candidatos e foi selecionado por unanimidade. O Conselho intergovernamental do programa – composto por 13 nações e pela Secretaria Geral Ibero-americana –,  divulgou que é “uma fonte de alegria e orgulho para o Ibermúsicas” anunciar que o júri, composto pelos professores Marcelo Toledo (Argentina), Jeremias Iturra (Chile) e Alejandro Romero (México) selecionou, depois de um debate profundo, a obra Dormem incolores idéias verdes/dormem furiosamente verdes/ dormem furiosamente do compositor Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda – escrita sob o pseudônimo Barbara Babynha. O júri avaliou que o nível técnico da obra, “o espaço estético que explora” e sua “contribuição para a linguagem musical” fizeram valer este prêmio.

A obra, escrita para conjunto de grande formação, será lançada no dia 2 de dezembro, domingo, na Cidade do México, capital desse país, na Sala Manuel M. Ponce do Palacio de Bellas Artes e  será executada pelo Conjunto do Centro de Experimentação Produção de Música Contemporânea do México (Cepromusic).

A seleção do júri brasileiro

O Centro da Música da Funarte, responsável pelo Ibermúsicas na instituição, enviou seu diretor, Marcos Souza, para representar a Funarte e o Brasil na reunião intergovernamental do Programa, em Montevideu, Uruguai, de 28 a 31 de outubro. O encontro foi realizado para validar a relação dos selecionados pelo júri brasileiro do programa; debater estratégias e procedimentos para 2019; e discutir políticas públicas para a música nas Américas.

As inscrições no Brasil subiram 65% em relação ao ano anterior. Importantes nomes da música brasileira foram contemplados em 2018. “A todos os selecionados brasileiros do Ibermúsicas, parabéns! Que levem a nossa música pelas Américas, além do intercâmbio de ritmos e ideias!”, comemora Marcos Souza.

Mais informações aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *