Novo portal da Funarte aproxima internautas das atividades da Fundação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte colocou na internet, nesta terça-feira, 30 de abril, seu novo portal. Mais do que um simples site com design novo, a plataforma é um sistema de informações que permite uma navegação com foco em privilegiar as linguagens artísticas da instituição – artes visuais, música, circo, dança, teatro e artes integradas. Assim, aproxima o internauta das atividades da Funarte ligadas a cada um desses segmentos.

Entre as novidades do novo portal estão: a valorização do conteúdo multimídia produzido pela Fundação e do acervo da entidade como um meio de contar a história das artes no Brasil. Outro destaque é o fato de agora a plataforma online ser plenamente acessível por dispositivos móveis, como celulares e tablets. O site foi projetado para ter navegação mais fácil e visual mais arejado.“A Funarte é uma marca importantíssima no imaginário nacional, independentemente de região, do tamanho da cidade ou da proximidade com os grandes centros”, afirma o presidente da Funarte, Miguel Proença. “Nada mais natural que o novo portal espelhe o alcance e a capilaridade desta instituição cuja trajetória se confunde com a própria história das artes no Brasil”.

Criada a partir do projeto “Funarte Digital”, proposto pelo Centro de Programas Integrados da Funarte, a nova plataforma foi desenvolvida com a participação de outros setores da instituição, que aprimoraram o projeto com sugestões, críticas e propostas. “O segredo do sucesso desta iniciativa está no trabalho conjunto”, destaca a diretora do Cepin, Maristela Rangel. “Foram também fundamentais para este trabalho os parceiros que buscamos”.

Na implementação do projeto, a Funarte contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), responsável pela estrutura e pelos trabalhos de uma equipe de desenvolvimento, dedicada à Funarte Digital. Ela foi coordenada pelo professor Dalton Martins, membro da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

“O projeto do novo portal da Funarte utilizou o design da informação como fundamento, elaborando requisitos a partir de uma extensa pesquisa. O resultado foi uma estética dinâmica e aguçada, permeada na concepção de todo um conjunto de funcionalidades, que visam à sua eficiência, estruturada a partir da beleza visual. A plataforma trabalha valorizando as coleções e acervos digitais da instituição, integrando de forma dinâmica conteúdo noticioso com conteúdo memorial. Facilita os usuários a conhecerem o que a instituição está fazendo no presente e como isso se relaciona com a memória das artes no Brasil”.

O projeto Funarte Digital é composto ainda de uma segunda etapa, que prevê a criação de uma livraria online e uma rádio web no portal, além da integração das coleções do Cedoc – Funarte aos acervos de outras entidades públicas do Brasil. Já em desenvolvimento, a nova fase tem sua conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

Acesse o portal da Funarte em www.funarte.gov.br