A Fundação Nacional de Artes – Funarte vai passar por um processo de modernização, que incluirá novos estatuto e regimento interno. O GT será composto por 15 servidores da instituição, sendo dois deles representantes da Associação dos Servidores e Trabalhadores da Funarte (Asserte), e terá consultoria técnica permanente do servidor Luiz Fernando Zugliani. A portaria será publicada nesta segunda-feira, 5, e, no dia seguinte, haverá a primeira reunião para início dos trabalhos.
O Grupo de Trabalho (GT) foi constituído nesta sexta-feira, 2, e contou com a presença do presidente da Funarte, Miguel Proença; do diretor executivo, Leônidas Oliveira; do titular da unidade de Planejamento e Administração, Luiz Fernando Zugliani; da procuradora chefe, Renata Renault; do auditor interno Cláudio Sabatini; do servidor Nilo Barbosa representando Centro de Artes Cênicas; do diretor do Centro da Música, Bernardo Guerra; da diretora do Centro de Programas Integrados, Maristela Rangel, e da diretora do Centro de Artes Visuais, Naura Schneider, além dos servidores técnicos integrantes do GT e outros colaboradores da Funarte.
Com o desafio de modernizar a estrutura organizacional da Fundação, o GT terá 30 dias para apresentar uma minuta com a nova arquitetura e mais 90 dias para o novo regimento interno. A modernização incluirá, ainda, alteração do quadro de Cargos em Comissão e das Funções de Confiança, visando adequar esses instrumentos ao interesse público.
De acordo com a portaria, a modernização visa fortalecer a capacidade da instituição de criar um conceito de “Funarte Aberta”, a fim de abranger as diversas linguagens tradicionais e contemporâneas.