De 7 a 12 de maio, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo teatral Transamazônica. As apresentações acontecem terça, quarta e quinta, às 20h; sexta e sábado, às 19h; e domingo, às 18h. A entrada é franca.
O espetáculo trata da vida da missionária norte-americana Dorothy Mae Stang. Irmã Dorothy, como ficou conhecida, iniciou seu ministério no Brasil durante a década de 1960 e, por muitos anos, atuou em movimentos sociais no interior do Pará ao lado de trabalhadores rurais. Defendia a Reforma Agrária e o desenvolvimento sustentável na Amazônia e foi assassinada em 2005, no município de Anapu.
A escrita da peça Transamazônica retrata e é influenciada por esse contexto de luta social e violência. O autor, Rudinei Borges dos Santos, não pôde viajar ao Pará em 2018 devido às notícias daquele momento sobre conflitos e disputas de terras. Apesar disso, ele não desistiu da ideia de escrever uma peça de teatro sobre Dorothy Stang.
Dada a distância provocada pela impossibilidade da viagem, Transamazônica faz uma opção pela brevidade e pelo discurso fragmentado. Foi dessa maneira que o autor pôde se aproximar da história de Dorothy e da realidade dos indígenas, imigrantes e colonos que habitam aquela região conturbada e violenta.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)
Espetáculo: Transamazônica
De 7 a 12 de maio. Terça, quarta e quinta, às 20h; sexta e sábado, às 19h; e domingo, às 18h
Gratuito
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 16 anos.