X Festival do Teatro Brasileiro divulga a produção cênica do Ceará

Até 2 de maio de 2010, o X Festival do Teatro Brasileiro – FTB – Cena Cearense leva para seis municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo 18 espetáculos de teatro e dança produzidos no Ceará, além de seis oficinas técnicas com profissionais do estado. O patrocínio é da Petrobras, com apoio financeiro da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por convênio. O diretor de Artes Cênicas da Instituição, Marcelo Bones, participou da abertura do evento, no dia 13 de abril.

Os selecionados se apresentam em teatros, praças e espaços de uso público de Belo Horizonte, Betim e Sabará (MG) e também Vitória, Vila Velha e Serra (ES). Foram inscritos e avaliados 69 espetáculos, oriundos de sete cidades cearenses. A seleção contempla diversas linguagens do teatro e da dança contemporâneos, para compor um panorama representativo das vertentes de artes cênicas do Ceará.

Uma das metas do Festival é divulgar a produção artística cearense e possibilitar a troca de informações entre realizadores, artistas e produtores locais, além de promover o intercâmbio com o público. Outro alvo é o aprimoramento técnico. São oferecidas seis oficinas, ministradas por profissionais de destaque no Ceará, e também uma mostra de vídeo-dança e de atividades educativas voltadas para a rede pública de ensino dos seis municípios envolvidos.

O projeto dos festivais do teatro brasileiro foi criado em 1999, para promover o intercâmbio cultural entre os estados da Federação. O FTB também trabalha na formação de platéias e no aumento de acesso do público ao teatro.

Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense
Etapas Minas Gerais e Espírito Santo
12 de abril a 2 de maio de 2010
Locais
Belo Horizonte, Betim e Sabará (MG)
Vitória, Vila Velha e Serra –  (ES)

Realização: Alecrim Produções Artísticas (DF)
Patrocínio: Petrobras e Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal
Parceria: Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Ministério da Cultura
Copatrocínio: Governo do Estado do Ceará

Idealização e coordenação: Sergio Bacelar

Mais informações e programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *