Sala Guiomar Novaes recebe Regional de Choro Infantojuvenil do Guri

Regional de Choro Infantojuvenil do Guri. Foto: Roberta Borges.

No dia 30 de junho, domingo, às 16h, o grupo Regional de Choro Infantojuvenil do Guri apresenta-se na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP. Os ingressos são gratuitos.

Parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do projeto, os grupos infantis e juvenis são criados com o propósito de integrar alunos de diferentes unidades do Guri e de elevar a qualidade do ensino musical. De acordo com o programa, a aprendizagem está intimamente ligada à construção da performance: é em conjunto, sobre o palco, que o músico se forma. Também faz parte da educação dos alunos a abordagem social, que incentiva condutas como responsabilidade, respeito, cooperação e solidariedade.

O grupo Regional de Choro Infantojuvenil é a única formação do projeto que se dedica exclusivamente à música brasileira. Especialmente fundamentado na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento que visa a conciliar a interpretação com a pedagogia musical, preservando a liberdade dos instrumentistas e investindo na sistematização do ensino. Na roda de choro, após atingirem um elevado nível técnico, os estudantes desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento.

O choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. Ao longo do século XIX, as peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu. O nome do novo estilo veio da interpretação afetuosa e sentimental: choro. Os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica (violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão) e solistas (flauta e saxofone). A formação pode variar, incluindo instrumentos como tuba, trombone, bandolim e violino. Inicialmente associados às manifestações artísticas regionais, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo a denominação de “regionais” de choro.

O programa Guri na Capital e Grande São Paulo foi lançado em 2008 a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Gerido pela Santa Marcelina – Organização Social de Cultura, o projeto oferece oportunidades a estudantes de 6 a 18 anos, atuando nos campos cultural e social.

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Apresentação musical: Regional de Choro Infantojuvenil do Guri
Dia 30 de junho. Domingo, às 16h
Gratuito

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *