O espetáculo teatral Cartas para Agnès, que tem concepção e direção de Vanessa Bruno e é a primeira realização do grupo Elas das 5 às 7, fará sua estreia com duas apresentações no festival Casa – London’s Festival of Latin American Arts (Festival de Artes Latino-americanas de Londres), nos dias 20 e 22 de julho. O grupo, selecionado pelo edital Laboratório da Cena 2018, desenvolveu o espetáculo na Sala Arquimedes Ribeiro, do Complexo Cultural Funarte SP.
Cartas para Agnès é definido pelas suas criadoras como um “cine-ensaio” a partir da obra da diretora de cinema franco-belga Agnès Varda, falecida em março de 2019. No espetáculo, as personagens das atrizes Débora Rios, Caroline Marques e Karla Hill partem em viagem buscando encontrar Agnès, destinatária de cartas que elas vão escrevendo no caminho, mas que jamais são enviadas.
O diálogo com a cineasta se efetiva no espetáculo, porém, por meio dos próprios filmes de Agnès Varda. A ação se dá num espaço que por vezes parece ser uma sala de cinema, por outras um set de filmagem, uma sala de ensaios ou uma estrada. Nele, intercalam-se projeções de cenas de filmes de Agnès e de imagens captadas ao vivo durante a encenação, pelas próprias atrizes.
O espetáculo procura aproximar as linguagens do cinema e do teatro, os registros da ficção e do documentário, questões abordadas pela obra da cineasta e memórias pessoais das atrizes criadoras. Partindo da provocação “mulheres têm que ser reinventadas”, extraída do curta documentário A resposta das mulheres, a peça propõe uma reflexão sobre temas fundamentais como o desejo e a liberdade da mulher; a imposição de padrões e a sua ruptura; a objetificação do corpo feminino pelos meios de comunicação e o prazer real que a mulher pode sentir diante de uma câmera.
A ficha técnica de Cartas para Agnès é composta somente de mulheres. Durante o processo de criação, as atrizes contaram com a colaboração de outras artistas, como a documentarista Sarah Yakhni e a dramaturga Carla Kinzo. A direção do espetáculo é de Vanessa Bruno, cofundadora do grupo Vulcão [criação e pesquisa cênica].
Esta será a décima edição do festival de artes latino-americanas Casa, na capital inglesa. As apresentações de Elas das 5 às 7 serão às 19h30, no dia 20 de julho; e às 19h, no dia 22 de julho, no Arcola Theatre.
Ficha técnica:
Interpretação: Caroline Marques, Débora Rios e Karla Hill | Concepção e direção: Vanessa Bruno | Dramaturgia e direção de arte: Caroline Marques, Débora Rios, Karla Hill e Vanessa Bruno | Edição de imagem: Karla Hill – Catarina Filmes | Apoio dramatúrgico: Carla Kinzo e Sarah Yakhni | Consultoria especializada sobre a obra de Varda: Sarah Yakhni | Operação de projeção: Bruna Massarelli e Nicolle Comis | Making of e fotos:Nicolle Comis | Vídeos-divulgação: Catarina Filmes |Tradução: Bruna Massarelli | Produção: Caroline Marques, Débora Rios e Karla Hill | Apoio: Funarte, Catarina Filmes, T12, Galeria 2.8, Câmbio store | Idealização e Realização: ELAS das 5 às 7
Agradecimento especial:
Giulia Fontes
Agradecimentos:
Diego Dac, Caio Oviedo, Erick Mozer, Giovanna Rizzo, Pedro Granato, Pequeno Ato, Frontera Filmes, Luiza Marques, Catarina Filmes, Paulo Viel, Anísio Serafim, Guilherme Trindade, Gustavo Oliveira, Daniele Sampaio, SIM! Cultura, Martina Gallarza, Mark Duncan