Oficina ‘Dramaturgia da escrita’ será realizada em Porto Velho (RO)

Oficina com o ator, dramaturgo e diretor Euler Lopes Teles - Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Tapiri, no bairro Pedrinhas, em Porto Velho (RO), vai receber a oficina Dramaturgia da escrita, de 24 a 28 de julho. A atividade gratuita faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O curso será ministrado pelo ator e diretor Euler Lopes Teles. As aulas são destinadas a estudantes, professores, artistas, atores, diretores teatrais, dramaturgos, escritores, e demais interessados no tema.

As inscrições são feitas somente pela internet, até o dia 23 de julho, às 23h. As vagas são limitadas a 30 participantes. O curso tem a duração de 20 horas. Segundo os organizadores, podem ser realizadas inscrições presenciais no Espaço Cultural Tapiri, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis.

Oficina ‘Dramaturgia da escrita’, com Euler Lopes Teles

O objetivo do curso é oferecer aos alunos a experimentação da escrita dramatúrgica; incentivar o surgimento de novos autores e uma rede de contatos com os escritores da cidade onde a oficina será realizada; pensar o texto dramatúrgico dentro da montagem cênica, e a estruturação e a escrita de novos textos teatrais. As atividades desenvolvidas na oficina terão como base a exposição e debate sobre o conceito de dramaturgia; a discussão sobre o espaço e funções do dramaturgo; a busca das personagens no território; a experimentação de diálogos, a leitura e o compartilhamento dos textos elaborados durante as aulas.

Exercícios e projetos estão no programa de avaliação e ensino: Noções e conceito de dramaturgia; O espaço do dramaturgo dentro do teatro na atualidade; Tipos de textos dramatúrgicos; A palavra: o ponto de partida para a criação do texto dramatúrgico; Temas para a construção de um texto; A construção da personagem; A construção de diálogos, A estruturação do texto para teatro e A escrita do texto dramatúrgico. A avaliação de desempenho do aluno será individual, através da participação nas atividades propostas e da elaboração do texto dramatúrgico final. A assiduidade também será um importante critério de avaliação. Só os participantes que comprovarem 75% de presença vão receber os certificados.

Segundo o professor Euler Lopes, os questionamentos “Como iniciar um texto dramatúrgico?, “De que forma posso planejar a escritura de um texto?” e “O que me afeta como impulso criador de uma escrita?” serão trabalhados ao longo do curso. A oficina pretende traçar estratégias de estímulos criadores, a partir de exercícios propostos pelo dramaturgo.  “Num percurso que tem a palavra como ponto de partida, os participantes serão levados, por meio da experimentação, a subverter, explorar e dilatar os significados até extrair um protótipo de um texto dramatúrgico.  Assim, escolhida a sua palavra, os alunos vão pensar questões como temática, criação de personagens, intertextualidade, voz criativa, entre outras coisas. Na construção de um texto dramatúrgico, o planejamento da escrita é uma etapa importante, e a oficina pretende compartilhar as etapas de uma possível organização que vai criar a proposta final do texto. Dessa forma, o curso vai possibilitar aos participantes passar por toda a construção do texto, desde a sua unidade menor (a palavra) até a concretização final”, explica o professor.

Dias e horários: 24, 25 e 26 de julho, das 19h às 22h; 27, das 9h às 12h e 15h às 18h; e dia 28, das 9h às 12h e 15h às 17h.

Público-alvo: Estudantes, professores, artistas, atores, diretores teatrais, dramaturgos, escritores, e demais interessados no tema.

30 vagas

Euler Lopes Teles é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Ator, diretor, dramaturgo e fundador do grupo de teatro A Tua Lona (2010). Montou os espetáculos Os marginais (2010 e 2012), Menina miúda, O vômito e O vizinho do 203, pela companhia A Tua Lona. A montagem O vizinho do 203 também foi encenada pela Cia. Acontece, do Ceará (CE), e recebeu o prêmio de Melhor Texto, no 8º Festival de Esquetes Bilunga Bivar de Teatro (2011). Também encenou as peças Ela esteve aqui (2013) e O conselho (2016). Como dramaturgo, foi contemplado no III Concurso de Jovens Dramaturgos, da Escola Sesc de Ensino Médio, com o texto O Conselho (2013). Foi premiado com o 3º lugar no Concurso de Dramaturgia Proscênio, com Prendam Antônia Maria pelo seu Crime e também foi selecionado pelo III EDIE – Encuentro de  Dramaturgia Internacional Estudantil, apresentado em Bogotá (COL). Tem textos montados por outras companhias, como Senhora dos Restos, pela Cia Dicuri, de Sergipe (SE); Mulheres do Aluá, pelo Grupo O Imaginário, de Rondônia (RO) e Bicho M, pela Cia. Caixa Cênica, de Sergipe (SE). Atuou como dramaturgo do Coletivo de Atores Educadores, onde desenvolveu textos de teatro e educação (2012 a 2014). Foi um dos vencedores do I Prêmio de Roteiros Audiovisual Marcelo Déda com o roteiro Rio (2017). Publicou as obras 10 Afetos (com seus primeiros textos dramatúrgicos), e Bolor (2017).

Faça aqui a sua inscrição

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.

Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.

Serviço:

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

Oficina ‘Dramaturgia da escrita’, com Euler Lopes Teles

Dias e horários: 24, 25 e 26 de julho, das 19h às 22h; 27, das 9h às 12h e 15h às 18h; e dia 28, das 9h às 12h e 15h às 17h.
30 vagas
Carga horária total: 20h

Inscrições abertas até o dia 23 de julho

Local: Espaço Cultural Tapiri – O Imaginário
Rua Franklin Tavares, 1353
Pedrinhas – Porto Velho (RO)