O espetáculo Eclipe Solar será apresentado de 18 a 21 de julho, quinta a domingo, na Funarte MG, em Belo Horizonte, com sessões às 20h. Nos dias 20 e 21, haverá sessão extra, às 18h. Através de uma narrativa fragmentada, entremeada por canções, imagens e performances, a peça leva o espectador para a Cidade dos Exilados, um território imaginário onde são abordadas dúvidas e perplexidades sobre o futuro dos nossos dias.
Eclipse Solar estreou em 2018 como a montagem que celebrou a formatura dos alunos do Curso Profissionalizante de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado. Reflexões sobre política, humanismo, pessimismo e desejo de liberdade compõem a trama. Enquanto espera por um acontecimento extraordinário – o eclipse total do sol, um grupo de expatriados se refugia em seus próprios medos e divaga sobre a existência e o desejo de SER. O elenco traz na maquiagem, nos cabelos e figurinos uma forte influência visual do disco e punk rock da década de 1980.
A direção do espetáculo é do cineasta mineiro Ricardo Alves Jr. e a dramaturgia, de Germano Melo. O desejo inicial era criar uma encenação que combinasse elementos teatrais e cinematográficos, e que se desenhasse sobre o palco num fluxo contínuo, assim como flui o pensamento, em suas ondulações de consciência, devaneios, lógica e impulsos.
Autor e diretor buscaram inspiração no filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, “com o objetivo de mergulhar em sua poética: aquele olhar sobre a cidade desencantada (Berlim/1988), dividida pelo muro, onde anjos escutam os pensamentos de uma geração a lidar com anseios diante de monumentos destruídos, embalados por uma estética dark”. E traçam um paralelo com o processo histórico brasileiro. “Em Eclipse Solar, criamos uma cidade imaginária, a Cidade dos Exilados, para onde acorrem expatriados ávidos por preservar a liberdade do pensamento, dos corpos, da imaginação”, afirmam.
Ficha Técnica
Direção: Ricardo Alves Jr.
Dramaturgia: Germano Melo
Diretor Assistente: Rafael Batista
Direção de Arte: Luiz Simões
Direção Musical: Lucas Nicolí
Desenho de Luz: Jesus Lataliza
Desenho de som e operação: Fabrício Lins
Preparação Corporal: Elba Rocha
Preparação Vocal: Luísa Bahia
Maquiagem: Gabriela Dominguez
Serviço:
Espetáculo Eclipse Solar
De 18 a 21 de julho – quinta a domingo, às 20h; e sessão extra nos dias 20 e 21/07, às 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 16 anos
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084