A Fundação Nacional de Artes (Funarte) vai investir mais R$ 3,4 milhões nas obras de revitalização de seu espaço cultural em Minas Gerais. A previsão é reinaugurar a Funarte MG em novembro de 2010, com atividades da programação nacional da Funarte. A primeira fase das obras – concluída em maio – teve início em outubro de 2009, quando um forte temporal atingiu as instalações do local. O edital de concorrência para essa segunda etapa foi publicado no dia 20 de maio, no Diário Oficial da União, e a abertura das propostas está prevista para ocorrer no dia 21 de junho.
Projeto – Elaborado pelo Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) e pela Divisão de Engenharia da Funarte, o projeto de revitalização prevê, entre outras melhorias, instalação de pontes de luz de plateia, de cerca de 120 pontos para projetores e refletores de luz e de equipamentos digitais. A primeira fase da reforma custou R$ 700 mil e incluiu a recuperação dos telhados dos cinco galpões que compõem o complexo da Funarte MG, além do prédio da administração.
“Apesar de toda a adequação que está sendo feita para as áreas de atuação da Funarte, o mais importante é que os galpões não perderão seu grande diferencial: a possibilidade de um espaço multiuso, que continuará servindo a todas as linguagens e formas de expressão da arte e da cultura”, avisa a coordenadora da Funarte MG, Mirian Lott.
Dessa forma, explica Mirian, também será criado um espaço cênico mais flexível, equipado com mobiliário desmontável, que permite diferentes organizações de plateias e palcos, com configurações de espaços tipo arena, semiarena e múltiplo. Haverá, ainda, uma sala específica para a dança e outra adequada às artes visuais.
Enquanto as obras não forem finalizadas, as atividades da segunda edição do programa Arte em Foco serão realizadas no espaço cultural CentoeQuatro.