A Revista Tatuí de Crítica de Arte acaba de zerar sua numeração. No que seria sua “nona” edição será lançada o número 00, em evento dia 22 de julho, no MAMAM (Museu de Arte Contemporânea Aloísio Magalhães), às 19h30, precedido por um bate-papo com as editoras Ana Luisa Lima e Clarissa Diniz. A “brincadeira” de sua numeração diz muito desta edição que se tornou a mais experimental de todas: fruto de uma residência editorial que reuniu artistas convidados de vários estados brasileiros. Esta edição é produzida com apoio da Funarte/MINC – através do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009.
A elaboração da edição 00 partiu da residência – de imersão total – realizada durante oito dias no Coletivo Branco do Olho, aqui no Recife. Ao longo dessa semana, que contou com a participação, como convidados, dos artistas Gustavo Motta (SP), Jonathas de Andrade (PE), Newton Goto (PR), Maicyra Leão (DF/CE) e Yuri Firmeza (CE/SP); além das editoras Ana Luisa Lima e Clarissa Diniz, foram produzidos vários textos que trazem à tona os principais temas conversados ao longo da residência: a possibilidade de uma geração pós-2000, o campo da arte no Brasil, posicionamento crítico, autonomia e dependência, circuitos alternativos, curadoria, crítica de arte, história da arte, política cultural, medos, desejos, heranças, delírios.
O projeto gráfico ficou a cargo da equipe editorial, encabeçado pela designer Daniela Brilhante e pelo artista convidado Wolder Wallace (PE), cujas intervenções dizem do processo de sobreposição, encontros e dissonância de vozes que gerou este novo número da Tatuí. “Assim, a revista mantém seu compromisso com o debate crítico atual sobre arte contemporânea e expande seu caráter experimental”, explicam as editoras.
Lançamento:
Data: 22 de julho, às 19h30
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265. Boa Vista – Recife -PE – tel. (81) 3232.1694