Oficina ‘Direção para Solos: biografia, memória e performatividade’ começa dia 31 de julho na Funarte MG

Ludmilla Ramalho em 'Orlando - um prólogo' - Foto: Luiza Palhares

A Funarte MG, em Belo Horizonte, recebe entre os dias 31 de julho e 4 de agosto a oficina Direção para solos: biografia, memória e performatividade. O curso tem a duração de 20 horas e é direcionado a atores, bailarinos, diretores, pesquisadores, performers e estudantes.

Através de metodologias específicas, abordadas de forma prática e teórica, a oficina fornece aos participantes ferramentas a serem utilizadas no processo de criação autoral. A proposta, a partir de um olhar biográfico e em diálogo com diversas linguagens, é explorar também como se dá o desenvolvimento de um trabalho solo.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, em link disponibilizado no portal da Funarte, até o dia 30 de julho. As vagas são limitadas. A oficina integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 e será ministrada pela atriz, performer e diretora Ludmilla Ramalho.

Faça aqui a sua inscrição

Sobre a ministrante
Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009) e pós-graduada em Performance pela Faculdade Angel Vianna (2013), Ludmilla Ramalho tem a performatividade como meio principal de expressão artística, trabalhando sempre no tensionamento entre as linguagens do teatro, da performance e das artes visuais. São objetos de estudo atuais em sua pesquisa a investigação de estados de consciência, questões de identidade e violência de gênero, e estratégias de (como) ser/estar no mundo.

Já participou de diversos festivais de performance e teatro no Brasil e no exterior, como FIT-BH, FITA e A SALTO (Portugal), Ciclo Mujeres de Brasil (Argentina), Perfura Ateliê de Performance (BH-Sesc). Vive e trabalha entre Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Atualmente, a artista se alterna entre criações autorais, direções artísticas, atividade docente e coordenação de projetos de sua autoria na área cultural. Nos últimos anos, tem se concentrado na realização de performances de sua autoria (Performance Fuck Her) e na circulação do seu solo Orlando – Um prólogo, que estreou em uma residência em Portugal, no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

Na área docente, coordena o projeto “Solo em Foco”, juntamente com o artista Gui Augusto, com ênfase na pesquisa de criação em solos nas diversas linguagens. Em 2014 e 2015, ministrou o Workshop Processos Criativos em teatro, dança e performance na Funarte MG e no 25º Encontro Sesi de Artes Cênicas de Araxá. Foi professora do Teatro Universitário de Produção Cultural em 2013 e por dois anos ministrou cursos livres de teatro para crianças e adolescentes na Associação AME – SESI/FIEMG e na Zona de Arte da Periferia – ZAP 18.

Em 2018, foi convidada para ser performer e atriz protagonista do longa-metragem Corpo presente, com direção de Leonardo Barcellos, que envolveu uma pesquisa profunda sobre o corpo contemporâneo a partir do campo da performance. A performer dialogou no filme com os artistas Ayrson Heráclito, Berna Reale, Ana luiza Santos, Marc Davi, Janaina Tábula e Guilherme Morais.

Atualmente, como gestora e idealizadora, Ramalho co -coordena o 1º Fórum de Fotoperformance que será realizado em Belo Horizonte, em 2019. Integrou a equipe de coordenação artística da Virada Cultural de BH em 2015 e 2016. E em 2013, foi curadora da área de Artes Cênicas do 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2013.

Saiba mais sobre o trabalho da artista

Serviço:

Oficina Direção para solos: biografia, memória e performatividade
Com Ludmilla Ramalho

De 31 de julho a 4 de agosto – quarta a domingo, das 13h30 às 17h30

Inscrições: até 30 de julho neste link  

Duração: 20h
Público-alvo: atores, bailarinos, diretores, pesquisadores, performers e estudantes
Vagas: 20

Material do aluno: Roupas adequadas para práticas corporais. Cadernos de registro, textos, imagens e quaisquer outros materiais que façam parte do processo de investigação criativa mais recente do participante.

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084