De 2 a 11 de agosto a Cia Artesãos do Corpo ocupa a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. O grupo, que comemora 20 anos, apresenta dois espetáculos de seu repertório: E a garça canta com tristeza e Tempo suspenso. A entrada é franca.
Tempo Suspenso tem como tema os refugiados que chegam à cidade de São Paulo e os espaços que os acolhem. O espetáculo aborda o efeito da perda sobre os corpos, a busca por um lugar e a capacidade humana de redesenhar mapas próprios. Para o grupo, o refúgio é um desafio mundial e poderia ser uma oportunidade para que as nações ultrapassassem o preconceito e caminhassem para um mundo novo. Porém, as estratégias de exclusão do diferente se repetem. Na coreografia, o palco é um local de acolhimento, um lugar em que memórias diversas se entrecruzam, traduzindo, por meio do corpo, depoimentos e experiências.
E a garça canta com tristeza é um espetáculo de dança-teatro inspirado nos mangás de Shirow Masamune (Ghost in the Shell) e nas animações de Oshii Mamoru (Ghost in the Shell e Innocence). Também são fontes de inspiração a literatura e a filmografia de ficção científica, como Blade Runner, filme de 1982 que retrata uma sociedade fictícia em 2019. A partir dessas referências, a peça indaga se o futuro deve ser equivalente ao presente e coloca em dúvida a realidade, questionando o que ainda nos resta de humanidade, tendo em vista o tempo que passamos conectados a uma máquina que abriga um sistema inteligente. A música criada por Kenji Kawai para a animação Innocence acompanha o processo de criação do espetáculo: “mesmo que a lua não se ilumine todos os dias, todas as noites, a garça canta com tristeza… O mundo em que vivo, minha existência é desalentadora, mas o sonho não morre, floresce com o rancor!”
As apresentações fazem parte do projeto Cia. Artesãos do Corpo – Continuidade, Circulação e Criação, contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)
Espetáculo: Tempo Suspenso
De 2 a 4 de agosto. Sextas e sábados, às 20h30h, e domingos, às 19h
Gratuito
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 14 anos.
Espetáculo: E a garça canta com tristeza
De 9 a 11 de agosto. Sextas e sábados, às 20h30h, e domingos, às 19h
Gratuito
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 14 anos.
Ficha técnica:
Direção: Mirtes Calheiros | Intérpretes: Dawn Flemming, Ederson Lopes, Elder Sereni, Fany Froberville, Hiro Okita, Leandro Antonio, Maira Yuri e Mirtes Calheiros | Pesquisa musical e sonoplastia: Marcelo Catelan | Luz: Carlos Gaucho | Fotos: Fabio Pazzini | Arte gráfica: Bruno Pucci
Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com