A Fundação Nacional de Artes – Funarte promove a oficina Dramaturgia – Escreva para teatro, nos dias 15, 22 e 29 de agosto, e 5 e 12 de setembro. A ação faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas. O curso gratuito será ministrado pela atriz, escritora e diretora Cristina Fagundes. Os encontros vão acontecer no auditório do Teleporto, na Cidade Nova, no Centro do Rio. As aulas são destinadas a autores, dramaturgos e demais interessados no tema, iniciantes ou profissionais da área. As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto.
As inscrições são feitas somente pela internet, até o dia 8 de agosto, às 23h59. As vagas são limitadas a 30 participantes. O curso tem a duração de 20 horas. Segundo os organizadores, podem ser realizadas inscrições presenciais no auditório do Teleporto, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis.
Oficina Dramaturgia – Escreva para teatro, com Cristina Fagundes
O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes ferramentas e técnicas da escrita para teatro, assim como realizar exercícios práticos de criação de texto. Os alunos vão aprender também sobre o mercado de trabalho na área de dramaturgia, para que possam desenvolver seus próprios textos teatrais.
Exercícios e projetos estão no programa de ensino. Os alunos vão escrever esquetes e pequenos trechos de cenas partindo de estímulos como notícias de jornal, textos já existentes (hipertexto), além de trechos de músicas para ajudar na inspiração; vão praticar a escrita em colaboração, ter contato com textos da nova dramaturgia e textos consagrados; além de praticar as diversas etapas do processo de criação de um texto teatral: a pesquisa do assunto, a definição da ideia, a storyline, a sinopse, o perfil dos personagens, a escaleta e os diálogos.
O aluno será avaliado através da participação nas atividades propostas e da elaboração do texto dramatúrgico final. A professora vai fazer a avaliação, levando em consideração critérios como a coerência dos elementos da cena, a lógica e o andamento do diálogo, a criatividade, a estrutura dramática utilizada, a verossimilhança, a apresentação da situação, a construção dos personagens, entre outros itens.
Segundo Cristina Fagundes, a dramaturgia precisa ser praticada. “Além de entrar em contato com textos teatrais, os alunos devem também praticar a dramaturgia. Escrevendo em sala de aula e em casa para desenvolverem suas habilidades nesse tipo de escrita. Através do contato com recursos e métodos de criação utilizados por dramaturgos, de reflexões em sala de aula e dinâmicas com práticas de criação, espero que os participantes ganhem autonomia e conhecimento na construção de textos para teatro”, explica a diretora.
Dias e horários: 15, 22 e 29 de agosto, e 5 e 12 de setembro, das 10h às 14h
Público-alvo: Autores, dramaturgos e demais interessados no tema, iniciantes ou profissionais da área. Participantes com idade superior a 16 anos.
30 vagas
Cristina Fagundes é atriz, autora e diretora. Recebeu a indicação de Melhor Autora para o Prêmio Cesgranrio de Teatro pelo texto A Vida ao Lado, e o de Melhor Direção, para o Prêmio Shell, pelo mesmo espetáculo (2018). Idealizadora e autora do projeto de nova dramaturgia Clube da Cena, pelo qual passaram autores premiados como Jô Bilac e Renata Mizrahi. O Clube da Cena montou 52 esquetes da autora, desde 2008. Cristina é autora de sete espetáculos. Entre 2017 e 2018, foi roteirista contratada pelo canal Multishow escrevendo os programas Xilindró, Treme Treme (temporadas 3 e 4) e Baby e Rose (temporada 1 e 2). É autora da peça Assim como Nós, com direção de Cláudio Torres Gonzaga, no Teatro Leblon (2016). Jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, a convite do Ministério da Cultura. Recebeu Menção Honrosa pelo Prêmio de Dramaturgia do Festival de Niterói (2012). Escreveu e dirigiu a peça No Táxi, que acontecia num táxi real pelas ruas do Rio (2013), e o espetáculo Felicidade, entre 2012 e 2013. Autora da peça Igual a Você, com direção de Ernesto Piccolo e a atuação de Camila Morgado. Ministrou oficinas de dramaturgia na Casa das Artes de Laranjeiras – CAL, e no Ateliê Artístico do Rio. Entre 2015 e 2016, foi professora de Pós-Graduação de Roteiro, da Universidade Veiga de Almeida – UVA.
Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.
Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.
Serviço:
Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
Oficina Dramaturgia – Escreva para teatro, com Cristina Fagundes
Dias e horários: 15, 22 e 29 de agosto, e 5 e 12 de setembro, das 10h às 14h
Público-alvo: Autores, dramaturgos e demais interessados no tema, iniciantes ou profissionais da área. Participantes com idade superior a 16 anos.
30 vagas
Carga horária total: 20h
Inscrições abertas até o dia 8 de agosto
Local: Auditório do Teleporto (sobreloja)
Av. Presidente Vargas, 3131
Cidade Nova, Rio de Janeiro (RJ)