A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de segunda a quarta-feira, 9 a 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, a oficina de dança do coreógrafo, bailarino e pesquisador cultural Rui Moreira do Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica. A participação é gratuita.
De segunda a quinta-feira, as aulas ocorrem no Centro de Ensino e Treinamento em Artes da Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no Plano Diretor Sul – em Palmas (TO). No dia 13, sexta, haverá o Encontro Com a Comunidade de Dança, no na abertura da Mostra de Dança da Cidade de Palmas, no Theatro Fernanda Montenegro – evento com entrada franca para o público em geral.
Direcionada para estudantes e profissionais de dança, a oficina é dividida em três módulos: I – Dança – O corpo a serviço da subjetividade, II – Sensibilização em dança e III – Encontro com a Comunidade de Dança.
I – Dança – O corpo a serviço da subjetividade
O curso tem quatro aulas de três horas de duração cada uma, das 18 às 21h, para bailarinos com prévia experiência, com idade a partir de 16 anos.
O objetivo é a aplicação prática de metodologias de criação coreográfica e de noções básicas de dramaturgia. Dentre as atividades a serem realizadas estão: contato e improvisação; brincadeiras populares; exercícios de expressividade das partes do corpo; atividades de isolamento e projeção.
II – Sensibilização em Dança
O módulo é destinado a para bailarinos com ou sem prévia experiência, com idade a partir de 15 anos.
O módulo é realizado em cinco blocos de três horas cada um, de 9 a 13 de setembro, das 14h às 17h. O objetivo da atividade é, segundo o coreógrafo, colocar o corpo em estado de dança; alterar a respiração, a circulação sanguínea e, consequentemente todo o funcionamento interno do corpo, “potencializando processos químicos que podem conectar o indivíduo com novas possibilidades motoras e até mesmo promover resgates de capacidades esquecidas”, diz a ementa. O objetivo é “um reencontro pessoal no campo do desempenho físico e com as práticas lúdicas coletivas tendem a espelhar as pessoas e promover afetos”.
III – Encontro com a Comunidade de Dança
O Modulo III será um encontro com a comunidade de Dança no dia 13 de setembro, às 19h, na abertura da Mostra de Dança da Cidade de Palmas, no Theatro Fernanda Montenegro. Não é necessário fazer inscrição.
Sobre Rui Moreira
Bailarino, coreógrafo e “investigador de culturas”, Rui Moreira atuou no Balé da Cidade de São Paulo e nos coletivos: Companhia Cisne Negro, SeráQuê? e Azanie (França) e Grupo Corpo. Sua formação abrange dança clássica, técnicas de dança moderna e linguagens contemporâneas. Tem vivencias em danças africanas de diversos países e em manifestações populares brasileiras. É graduando do curso de licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Criou coreografias para diversos elencos. Sua atuação foi reconhecida e premiada pela crítica especializada, por meio dos prêmios: Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA); Medalha da Inconfidência; Comenda de Mérito Artístico concedida pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Minas Gerais (Sated – MG) pelo conjunto de sua obra artística. Foi reconhecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela proveitosa atuação artística e social, em todo o Brasil e nos países onde representou valores da cultura nacional. Compõe o Conselho Curador do conceituado Festival de Dança de Joinville (SC).
O Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica
O Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica desenvolve atividades formativas nos mais diversos municípios do Brasil, nas áreas de circo, música, artes visuais (incluindo preservação fotográfica) dança e teatro. As oficinas e cursos abrangem as atividades de atuação, interpretação, direção, criação, produção, projeto, técnica e todos os elos da cadeia produtiva das artes.
Mais informações sobre as atividades
Nas áreas de circo, dança e teatro: Centro de Artes Cênicas – ceacen@funarte.gov.br
No campo musical: Centro da Música – cemus@funarte.gov.br
Na esfera das artes visuais e correlacionadas – cavisuais@funarte.gov.br