De 2 a 27 de outubro, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, recebe a ocupação Arena Conta AI-5, do o Coletivo Ato de Resistência. Com uma programação variada, o projeto conta com o espetáculo AI-5: uma reconstituição cênica, montagem do próprio grupo, além de oficinas e debates com a participação de convidados especiais, show e leituras dramáticas.
O espetáculo se utiliza de linguagem documental para recriar uma reunião que de fato aconteceu no dia 13 de dezembro de 1968, às vésperas da promulgação do Ato Institucional nº 5. Áudios de falas dos membros do governo que participaram da reunião, divulgados pela Comissão da Verdade, são usados na dramaturgia do espetáculo.
Na concepção da montagem, o jogo cênico procura expor o sufocamento das vozes contrárias ao regime. Na peça, a opressão aos mais pobres é retratada de modo alegórico. Ostensivamente, entram em cena 20 personagens masculinas, representando “forças do poder autoritário”; e, em contraste com essa potência, uma única personagem feminina, empregada à mercê dos caprichos dos poderosos. Entre a passividade e a revolta, ela se vê permanentemente impossibilitada de agir devido à falta de instrumentos para tanto.
As apresentações ocorrem aos sábados, 20h30, e domingos, 19h. Após as apresentações de domingo, haverá debates com a participação de convidados.
A ocupação discute vários aspectos da relação entre teatro e política, como, por exemplo, a técnica do ‘teatro documentário’ utilizada no espetáculo. Este será o assunto da oficina a ser conduzida por Paulo Maeda (que concebeu a peça e dirigiu a montagem), Roberto Mello e Fernando Pernambuco, de 6 a 27 de outubro, domingos, às 14h.
De 2 a 23 de outubro, às quartas-feiras, acontecem conversas – na série Debate-Papo –, sempre às 19h, sobre temas que tangenciam o da peça: censura, teatro engajado, vozes da periferia, resistência pela arte.
Aos sábados, de 5 a 26 de outubro, às 14h, o Arena recebe uma outra oficina – sobre o Teatro do Oprimido, para atores e não atores.
Às terças e quintas, a agenda tem um ciclo de leituras dramáticas, sendo que às terças as atividades do projeto ocorrem no espaço da Cia do Feijão, vizinho ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet.
Filmes relacionados ao tema da ocupação serão exibidos aos domingos, de 6 a 20 de outubro, às 14h, no ciclo Cineclube 6ª Arte – O Teatro no Cinema.
Além disso, a programação conta ainda com show-performance de Lucas Scandurra, dia 27 de outubro, domingo, às 18h.
Por fim, de 22 a 27 de outubro, a partir de 14h, o Arena recebe a visita do Ônibus-livraria Rizoma, que ficará estacionado nas imediações do teatro, na rua Dr. Teodoro Baima.
Confira abaixo toda a programação
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP
Projeto: Arena Conta AI-5
Espetáculo AI-5: reconstituição cênica
De 5 a 26 de outubro
Sábados, às 20h30; domingos, 19h
Sistema ‘pague quanto puder’
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 100 minutos
Ficha técnica
Concepção/direção: Paulo Maeda |Assistência de direção e produção: Leticia Negretti, Rafael Castro, Rodolfo Morais e Renato Mendes |Operação de som e luz: Matheus Espessoto | Elenco: Alexander Vestri, André Hendges, André Castelani, André Pastore, Caio Marinho, Cristiano Alfer, Dagoberto Macedo, Danilo Minharro, Fernando Pernambuco, Gero Santana, Guilherme Conradi, João Attuy, Leticia Negretti, Lucas Scandurra, Luiz Campos, Mario Spatizziani, Michel Galiotto, Pedro Felício, Pedro Stempniewski, Rafael Castro, Ramon Gustaff, Renato Mendes, Ricardo Socalschi, Roberto Borenstein, Roberto Mello, Rodolfo Morais, Rodrigo Marques, Thalles Alves, Thiago Marques e Wilson Saraiva.
Debate-papos
Quartas-feiras, às 19h
Entrada franca. Contribuição voluntária.
Dia 2 de outubro – O Teatro como Frente Política – História do Teatro Engajado no Brasil, com Mariana Rossell, Artur Mattar e Osmar Araújo
Dia 9 de outubro – Formas de Produção, Formas de (R)Existência – Quem somos? O que produzimos?, com Rodrigo Mercadante, Vera Lamy, Caio Marinho, Luiz Carlos Moreira
Dia 16 de outubro – Periferia e Corpos Perifèricos – Vozes que o AI-5 tentou calar, com Thalita Duarte, Ruivo Lopes, Ave Terrena e Sidney Santiago
Dia 23 de outubro – Censura – o AI-5 ontem e hoje, com Rudifran Pompeu, Biagio Pecorelli e Celso Frateschi
Oficina Teatro Documentário
Com Paulo Maeda, Roberto Mello e Fernando Pernambuco
De 6 a 27 de outubro, domingos, das 14h às 18h
Inscrições até 4 de outubro, pelo e-mail: oficinadocteatro@gmail.com
Gratuito. Contribuição voluntária.
Oficina Teatro do Oprimido para atores e não atores
Com Danilo Minharro, Renato Mendes e Thales Alves
De 5 a 26 de outubro, sábados, das 14h às 18h
Inscrições até 3 de outubro pelo e-mail: oficinatoteatro@gmail.com
Gratuito. Contribuição voluntária.
Ciclo de Leituras Dramáticas – A Política em Cena
Terças, na Cia. do Feijão
1/10, 20h30 – Bailei na Curva (Júlio Conte);
8/10, 20h – Um Elefante no Caos (Millôr Fernandes);
15/10, 19h – Navalha na Carne (Plínio Marcos); Dois Perdidos Numa Noite Suja (Plínio Marcos);
29/10, 20h A Cacatua Verde (Arthur Schnitzler)
Quintas, no Teatro de Arena
3/10, 19h – O Novo Sistema (Hilda Hilst)
10/10, 20h – A Revolução Partida (Murilo Dias Cesar);
17/10, 19h – A Mancha Roxa (Plínio Marcos); 20h30 – Liberdade, Liberdade (Millôr Fernandes e Flávio Rangel);
24/10, 19h – Habeas Porcos (Lucas Venturin) 20h30 – Mumu, a Vaca Metafísica(Marcílio Moraes);
Gratuito. Contribuição voluntária.
Cineclube 6ª Arte – O Teatro no Cinema
Dia 6 de outubro, 14h – Tatuagem (Hilton Lacerda);
Dia 16 de outubro, 18h – Ai, Carmela! (Carlos Saura);
Gratuito. Contribuição voluntária.
Mais informações
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 – bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo
funartesp@gmail.com