Festival Cena CumpliCidades, contemplado no Iberescena, será apresentado em Recife e Olinda

'Pulsados', de Sandra Acevedo, do Chile - Foto: Divulgação

A nona edição do Festival Cena CumpliCidades será aberta na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, no Centro Cultural Benfica, no bairro Madalena, em Recife (PE). O evento reúne uma programação artística e pedagógica construída por meio de intercâmbios com instituições culturais, festivais, teatros e universidades. O intuito do programa é dar mais visibilidade à dança contemporânea ibero-americana. Contemplado no Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, o Festival conta com espetáculos, residências artísticas, e também, oficinas que são promovidas pelo Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019.

Nomes como Valeska Gonçalves, ex-integrante da Quasar Cia. de Dança, de Goiás, e Mari Paula, bailarina, docente e gestora cultural, estão entre os destaques dessa edição. Ao todo, são 20 trabalhos a serem apresentados, sendo 17 ibero-americanos, duas residências artísticas e oficinas com artistas latino-americanos. Trabalhos da Itália e França completam a programação do Festival que tem o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, além de receber a cooperação do Instituto Francês e o Consulado Geral da França, no Nordeste.

As apresentações dos espetáculos vão ser realizadas nos seguintes espaços culturais: Teatro Santa Isabel, Teatro Hermilo Borba Filho e Teatro Apolo, no Recife. Os ingressos são a preços populares. Na cidade de Olinda, as ações vão acontecer, em espaços públicos e igrejas. A entrada é gratuita. No dia 13 de outubro, domingo, as apresentações têm início no Alto da Sé e terminam numa enorme ciranda envolvendo os artistas e o público presente.

Saiba mais sobre a programação do Festival Cena CumpliCidades, aqui.

Iberescena
Além do Brasil, que integra o Iberescena desde 2010, outros treze países fazem parte do programa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Todos atuam em conjunto com a Secretaria Geral Ibero-americana e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A Fundação Nacional de Artes – Funarte é a instituição que representa o Brasil no Fundo, sendo essa uma de suas mais abrangentes ações de internacionalização. Mais informações: www.iberescena.org

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019
A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, realiza oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte.