Projeto reúne grupos infantojuvenis de teatro na Funarte SP

Grupo Dá Trabalho Mas é Bom. Foto: divulgação

Neste fim de semana do Dia das Crianças, um projeto reúne na Funarte São Paulo grupos de teatro formados por crianças e adolescentes. Sábado e domingo, dias 12 e 13 de outubro, a 1ª Convivência Cênica Infantojuvenil – São Paulo Taquaritinga tem uma programação com apresentações abertas ao público e oficinas de intercâmbio entre as duas turmas.

Idealizada pelas professoras de teatro Hévelin Gonçalves, de São Paulo, e Casturina Lima, de Taquaritinga (SP), a convivência nasce da vontade de proporcionar a troca de experiências artísticas entre seus alunos, que apesar de estarem a 334 km de distância, vivem realidades semelhantes. As turmas são formadas por crianças e adolescentes de baixa renda.

 

Pela primeira vez os jovens de Taquaritinga terão acesso a uma sala de teatro profissional, com sua estrutura e equipamentos. Parte importante do processo artístico-pedagógico desse projeto é, portanto, proporcionar aos participantes um conhecimento mais profundo e abrangente do fazer teatral. Com esse objetivo, o projeto inclui a oportunidade de que os dois grupos apresentem num palco profissional as montagens teatrais que criaram em seus respectivos núcleos. Aí experimentarão a vivência de um dia de ator, conhecerão códigos técnicos da linguagem do teatro e verão sua peça provida materialmente de itens como refletores profissionais. Haverá participações de grupos convidados.

 

 

Além das apresentações das peças, para tornar a experiência mais proveitosa para os participantes, darão oficinas, misturando todos os alunos, proporcionando novos contatos e novas possibilidades de jogos teatrais.

 

 

 

Dá Trabalho Mas é Bom

Criado em 2013, o grupo Dá Trabalho Mas é Bom foi concebido como um projeto voluntário de aulas de teatro para crianças de 7 a 13 anos. Os participantes são crianças residentes na ocupação do prédio abandonado que abrigou por muitos anos o Lord Palace Hotel, no bairro paulistano de Santa Cecília.

Devido à precariedade daquele espaço, pouco tempo depois da criação o grupo precisou procurar um novo lugar para os encontros. Atualmente, as crianças e a coordenadora do projeto, a professora Hévelin Gonçalves, reúnem-se nas noites de terça-feira numa sala de ensaios da Funarte SP.

Entre os frutos desse trabalho está uma participação na criação do espetáculo Navegar, do grupo Esparrama, em 2016. Além disso, o grupo estreou em 2018 uma criação própria: a peça Em um Passe de Mágica, apresentada na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP.

 

 

 

Grupo TAQU’ARTE

Fruto da existência do Teatro em Taquaritinga, com início em 2014, o Grupo TAQU’ARTE nasceu quando Casturina Lima começou a ministrar aulas de teatro em uma Instituição (ADESCA).

Em 2015, o grupo realiza a readaptação do “Os Saltimbancos” apresentando em escolas Municipais/Estaduais de Taquaritinga. Desde então, foram feitas quase dez montagens, entre as quais figuram textos clássicos, de autores como Martins Pena e Nelson Rodrigues.

 

 

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

 

Em um Passe de Mágica – Grupo Dá Trabalho Mas é Bom

 

Sinopse:
Maria Amélia, após ter sido mandada embora de seu emprego, chega em casa e conta o que aconteceu a seu filho, Godofredo, que logo faz cara de choro e pergunta para a mãe se vai ficar sem seus ‘danones’. Amélia, com suavidade e carinho, explica ao filho que vai ficar tudo bem, que ela achará um novo trabalho. Antes de dormir, o menino Godofredo descobre um livro muito especial e diferente, cheio de poeira, que cai de sua prateleira. Quando ele abre e lê as primeiras palavras que aparecem, “bibiti babiti bumm”, algo surpreendente acontece, seres mágicos se materializam e mudam completamente a vida de Godofredo e sua mãe.

Dia 12 de outubro, sábado, às 16h
Gratuito

A distribuição de ingressos começa uma hora antes do espetáculo
Duração: 40 minutos | Classificação: livre

 

Ficha técnica:
Direção: Hévelin Gonçalves |Dramaturgia: Grupo Dá Trabalho Mas é Bom |Atores mirins e Personagens:  Ana Beatriz – Maria Amélia (Mãe), Ana Débora – D.Ofélia (idosa), Ana Júlia – Fada Má, Ágata Damasceno – Cantorinha (arauto), Denilson Gregório – Godofredo (filho de Maria Amélia), Évylem –  D. Galhuda a árvore,   Juliana Gonçalves – Narradora de pequenas histórias, José Wellington – Seu Árvore,  Lara Marcelino – Mãe da Fraca,  Mayara Campos – Fraca, Nicoly Salustro – Garçonete e cantora

 

 

Tudo é um sonho

 

Sinopse:

Duas adolescentes como quaisquer outras, sempre conectadas ao celular, esquecendo de se conectar com os livros. Uma das meninas se depara com um livro e, ao começar a ler, vem a ela o mundo da imaginação e com eles seus personagens, que naquele momento estão preocupados, pois sem leitura os livros sumirão do mundo, as histórias não sobreviverão e os personagens sumirão. Após muita confusão e até uma discussão com uma bruxinha aprendiz de feiticeira e seu assistente, as coisas voltam ao normal. Mas e os livros?

 

Dia 12 de outubro, sábado, às 19h

Duração: 30 minutos | Classificação: 7 anos
Gratuito

A distribuição de ingressos começa uma hora antes do espetáculo

 

Ficha técnica:

Texto: Casturina Lima e Maira Beraldi | Diretora: Casturina Lima |Atores e Personagens: Sara Oliveira – Bibi, Tauana Lima – Nina, Matheus – Assistente, Anderson Renan – Visconde, Carolina – Emília, Vivian Sudano – Bruxa |Técnica luz e som: Maíra Baraldi

 

 

O Circo de Bonecos

Sinopse:

Narra a história de um circo especial, cujo apresentador tem bonecos que ganham vida quando ele fala as palavras mágicas. Ao tentar salvar sua amiga cristal de ser vendida, os bonecos descobrem que pouco a pouco estão ganhando vida permanentemente.

Dia 13 de outubro, domingo, às 14h30

Duração: 30 minutos | Classificação: livre
Gratuito

A distribuição de ingressos começa uma hora antes do espetáculo

Ficha técnica:

Adaptação e direção: Marcelo Rosa | Elenco: alunos do projeto Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral – Letícia Mayla Lombardi – Leoa Apresentadora, Julia Daniela Oliveira – Palhaço 1, Maria Eduarda – Palhaço 2, Daniela – Bailarina,  Kevin Henrique Lopes – Mágico, Jhenifer E. Ventura – Velha, Ariane Oliveira da Silva – Pipoqueira

 

 

A Pírula Falante

 

Sinopse:

Narra a trajetória da boneca, Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo em uma grande aventura para desenvolver o dom da fala junto com a sua melhor amiga, Narizinho.

Dia 13 de outubro, domingo,  às 16h

Duração: 30 minutos | Classificação: livre
Gratuito

A distribuição de ingressos começa uma hora antes do espetáculo

 

Ficha técnica:
Direção e adaptação: Marcelo Rosa |Atores e Personagens: Jaqueline Guedes – Anastácia, Isabeli Cristina – Dona Benta, Ayla Cristina Damião Bataglia – Emília, Raysa Fernanda de Oliveira – Narizinho, Arthur Massiano dos Santos – Mestre Sapo, Matheus Henrique – Dr. Caramujo

 

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *