A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 29 de outubro, o resultado final do edital Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania – Cultura 2019.
Os contemplados são relacionados na lista acessível abaixo em ordem de classificação segundo a região onde se situa o equipamento cultural.
Acesse aqui a lista de projetos contemplados
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: residenciaestacao@funarte.gov.br.
Por meio deste edital, serão concedidas 18 bolsas, no valor de R$ 20 mil cada, para a realização de residências artísticas nos espaços das Estações Cidadania – Cultura em todo o país. Para que todas as regiões sejam contempladas, as bolsas serão distribuídas da seguinte forma: Sul (4 bolsas); Sudeste (4); Centro-Oeste (3); Norte (3); e Nordeste (4 bolsas).
As Estações Cidadania – Cultura
As Estações Cidadania – Cultura são equipamentos culturais públicos do Governo Federal, ligados à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Estão localizados em áreas de vulnerabilidade social, em cidades de todas as cinco regiões do país. Seu objetivo é “oferecer ações culturais, práticas esportivas e de lazer, atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, bem como promover a cidadania”. Esses espaços são construídos por meio de parceria entre a União e os municípios. A gestão de cada unidade é compartilhada entre as prefeituras, a comunidade e entidades locais, por meio de de um “grupo gestor tripartite” formalmente constituído.
Sobre o edital
O objetivo da Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania – Cultura 2019 é promover o deslocamento do artista para um espaço de experimentação, pesquisa e criação que possibilite a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros artistas, profissionais das instituições envolvidas e suas respectivas comunidades, contribuindo para a transformação social dos territórios de vulnerabilidade onde estão localizadas as Estações.