Funarte participa da reunião do Conselho Intergovernamental do Iberescena, no Peru

O coordenador de dança da Funarte, Fabiano Carneiro, é o representante da entidade na XXVII Reunião Ordinária do Conselho Intergovernamental do Iberescena, realizada de 26 a 29 de novembro em Lima, no Peru. Formado por 15 países, o Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) tem a Fundação Nacional de Artes como sua representação oficial no Brasil.

Na reunião, o colegiado decide quais serão os projetos contemplados nas três categorias de concursos do Programa Iberescena: apoio a Festivais e Espaços cênicos para programação de espetáculos; apoio a coprodução de espetáculos ibero-americanos; e apoio a processos de criação dramatúrgica e coreográfica em residência. O valor das premiações varia entre 15 mil euros e 30 mil euros. Além da escolha, também haverá eleição para a presidência do Conselho.

Após o encerramento da assembleia, terá lugar o Encontro Internacional de Artes Cênicas Iberescena. Aberto à classe artística e ao público em geral, o evento inclui debates relevantes para a cadeia produtiva artística das américas e da península-ibérica – alcançada pelo Iberescena. Na conferência são realizadas três mesas de diálogo, intituladas: Políticas públicas para as artes cênicas: conceitos, ações, resultados; Circuitos internacionais para as artes cênicas: rotas de intercambio e formação de redes (para a qual o representante do Brasil foi convidado a realizar uma explanação); e a mesa Criação atual em artes cênicas: comunidade, memoria e novas pesquisas.

Sobre o Iberescena

O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas desenvolve seu programa de apoio por meio de editais públicos, abertos a todos os países integrantes. A iniciativa tem por objetivo incentivar as manifestações de circo, dança, teatro e linguagens afins, promover o contato entre os países-membros e entre seus realizadores de arte, o estímulo a trocas de informação e conhecimento e estimular outros intercâmbios artísticos. Dessa forma, atua para ampliar uma rede ibero-americana de diálogo e apoio recíproco na área das artes cênicas.

O Iberescena foi criado pelos chefes de estado participantes da XVI Cúpula Ibero-Americana. Além do Brasil, o fundo é composto pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai e Portugal – a nação mais recente a assinar participação no Fundo, em outubro de 2019. Todos os países membros atuam em conjunto para a realização das atividades, juntamente com a Secretaria Geral Ibero-americana e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

A importância do Iberescena para o Brasil

O Brasil integra programa desde 2010. Segundo o coordenador de dança (área ligada ao Centro de Artes Cênicas) da Funarte, “O Iberescena é uma das mais abrangentes ações de internacionalização da Funarte. Fabiano acrescenta que a iniciativa fortalece o relacionamento do Brasil com outros países: “Antes, o Chile tinha mais conexão com países da Europa do que com o Brasil, por exemplo, e isso mudou. Existem interlocuções muito significativas. Temos uma série de desdobramentos a partir de projetos contemplados em outras edições”, destaca.

O foco dos editais do programa

Algumas das metas do Iberescena são: promover as atividades das artes cênicas com linguagens inovadoras e novas expressões, que dialoguem com a cena contemporânea; incentivar a distribuição, circulação e promoção de espetáculos ibero-americanos; estimular as coproduções de espetáculos entre produtores públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua presença no espaço cênico internacional; promover a criação de obras de autores ibero-americanos nessa área artística; apoiar os espaços cênicos e os festivais ibero-americanos, para que priorizem em sua programação produções regionais; incentivar o aperfeiçoamento profissional em circo, dança, teatro e manifestações afins; promover a colaboração e harmonia com outras iniciativas na área de artes cênicas – entre outros alvos.

Mais informações: www.iberescena.org

No Brasil: danca@funarte.gov.br