O Presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Dante Mantovani, e o diretor executivo da instituição, Leônidas Oliveira, participaram da Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (CTUR) – do qual a entidade faz parte – no dia 11 de fevereiro, na Prefeitura da Cidade. O Conselho tem como finalidade promover o turismo como fator de desenvolvimento social, econômico e cultural. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio integrou a mesa. O evento foi aberto pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Cerca de cem pessoas assistiram ao encontro, que tratou da atividade econômica turística no município; da promoção do Rio de Janeiro como destino de turistas; além de apresentar demandas da cadeia produtiva do setor ao Ministério do Turismo. O Secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim, também participante da mesa, iniciou a exposição da equipe do projeto Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020. A ação reúne atividades comemorativas desse título, concedido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), que realiza o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em julho – juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O presidente da Funarte falou sobre as parcerias da instituição com o Município, tanto no calendário artístico dessa iniciativa como no Projeto Bossa Criativa – que promove o acesso à música em várias cidades brasileiras, por meio de ampla programação, desenvolvida em parceria com a UFRJ.
Dante Mantovani propôs ao ministro do Turismo (ao qual a Funarte é vinculada) que este conduzisse pedido à Presidência da República, para que ela emita um decreto declarando o Rio de Janeiro a Capital Nacional da Cultura – também elevando o status da cidade a Distrito Federal novamente. A ideia da Funarte que cultura e turismo trabalhem em sinergia e que um decreto como esse favorecerá, certamente à cooperação entre essas duas áreas. Mantovani foi bastante aplaudido em vários momentos de sua fala.
A Funarte faz parte do CTUR – Rio de Janeiro a criação do Conselho, em 2019.