A Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos se reuniram em Brasília, no dia 19 de fevereiro, no Gabinete do MDH. O presidente da Fundação, Dante, Mantovani, e a Ministra Damares Alves acordaram realizar parcerias para projetos os quais avaliam ter grande importância para o país.
As pautas debatidas tocaram basicamente na ideia de associar o estímulo à cadeia produtiva das artes – missão da Funarte – e o combate a problemas sociais considerados importantes, como o racismo, a exploração sexual infantil, entre outros.
O presidente da Funarte apresentou alguns dos projetos de sua gestão, que incluem o incentivo à arte como forma de estímulo à cidadania e à garantia dos direitos humanos. Os interlocutores comentaram sobre uma proposta de impulso à economia criativa na Ilha do Marajó, a combate ao racismo e à exploração sexual infantil através da Arte, Formação de uma Orquestra no Quilombo Calunga (Goiás), no projeto de Orquestras Sociais da Funarte, e apresentação de espetáculos teatrais sobre temas relacionados aos direitos humanos nos espaços da Funarte – a começar por Brasília. A diretora do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Renata Januzzi participou do diálogo.
“Foi uma das reuniões mais produtivas de que participei desde que assumi a Presidência da Funarte, e um emocionante reencontro. Já nos conhecíamos: trabalhamos juntos no Movimento Pró-vida, muito antes da eleição do Presidente Jair Bolsonaro, e nos encontramos muitas vezes”, disse Mantovani”. Ela conduz um trabalho heróico e abnegado, que a imensa maioria é simplesmente incapaz de imaginar”, acrescentou.