“Sinos” apresenta vídeo oficinas com a premiada violinista Carla Rincón

Carla Rincón. Foto: divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, disponibilizaram no site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) as primeiras vídeo oficinas de capacitação pedagógica para o ensino de instrumentos de cordas. Um dos cursos é com a renomada violinista Carla Rincón.

Também no mesmo curso, Postura de Arco, além da venezuelana, os professores Ronildo Alves e Voila Marques também tiveram vídeos publicados. Já a violinista e pedagoga Simone dos Santos disponibilizou uma oficina do curso Postura no Instrumento. O curso Musicalidade também já começou, com a professora Gabriela Queiroz. Esses trabalhos integram a linha de ação do projeto denominada Pedagogia das Cordas. Ao longo dos cursos, os professores abordarão temas como postura, afinação e musicalidade, aplicadas à prática de violino, viola, violoncelo e contrabaixo e muitos outros assuntos.

Também se iniciaram outros segmentos do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, tais como o Projeto Espiral e a Academia de Regência, com vídeos já publicados. O Sinos conta com oito vertentes, que incluem o Projeto Orquestra, o Sinos e-Orquestra, a Academia de Ópera, a ação Orquestra/Instituição Parceira e, ainda, os Festivais de Música.

A ideia central do Sinos é promover a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, para o apoio a projetos sociais de música; além de contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.

Mais informações e vídeo oficinas no site do projeto: www.sinos.art.br