Viva Ouro Preto VR, vídeo em realidade virtual, será lançado no Projeto Bossa Criativa em duas lives, nos dias 24 e 26/08, às 19h

Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Eduardo Martino

Nos dias 24 e 26 e agosto (segunda e quarta-feira), às 19h, será lançado o videoexperiência Viva Ouro Preto VR, que une performance musical, visual e documentário em realidade virtual cinemática (com visão em 360º), para valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade mineira. As transmissões serão pelo Youtube, no canal Arte de Toda Gente, do projeto Bossa Criativa, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Viva Ouro Preto VR é resultado de pesquisas aplicadas e da atuação conjunta de dois Programa de Pós-graduação Profissional da UFRJ: o de Mídias Criativas (PPGMC), da Escola de Comunicação, e o de Música (PROMUS) da Escola de Música, com participação do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da COPPE/UFRJ.

A obra mescla documentário, efeitos visuais e som espacializado (ambissônico*) numa experiência pensada para estimular a valorização do patrimônio histórico e cultural. Ouro Preto é a primeira cidade contemplada. Mas a ideia é que obras inovadoras com essas mesmas características multissensoriais, unindo performances musicais e audiovisuais, possam ser criadas para outras cidades-patrimônio contempladas no Projeto Bossa Criativa (veja a relação completa no site do projeto: www.bossacriativa.art.br).

(* formato que reproduz além do plano horizontal, cobrindo as fontes de som acima e abaixo do ouvinte, de forma que o ouvido humano tenha uma experiência imersiva)

A primeira das duas lives de lançamento buscará destacar a parceria firmada entre diferentes centros de referência da UFRJ, unindo diversas expertises de professores, alunos e técnicos para atender à demanda de criação inovadora do Projeto Bossa Criativa. Estarão presentes Denise Freire, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ; Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Bossa Criativa; Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS; Gerson Cunha, do  LAMCE/COPPE; e Luciano Saramago, coordenador do Laboratório de Mídias Criativas do PPGMC; com a mediação de Katia Maciel, coordenadora do PPGMC.

Na segunda live, especialistas das áreas de patrimônio histórico e cultural, realidade virtual, comunicação e produção cultural discutirão sobre como a realidade virtual pode ser uma grande aliada para ativar a valorização do patrimônio, além de comentar as escolhas inovadoras aplicadas no vídeo Viva Ouro Preto VR. Participam Leônidas de Oliveira, secretário de Cultura de Minas Gerais; Francisco Almendra, do Studio Kwo; Luciano Saramago, diretor de imagem e pós-produção de efeitos visuais do vídeo; e Katia Maciel, também roteirista e produtora-executiva do projeto.

Eduardo Martino, responsável pelas fotografias, explica que o vídeo foi concebido inicialmente para ser projetado dentro de um domo (tenda em formato de cúpula) em uma praça pública de Ouro Preto. Com o isolamento, foi preciso, porém, adaptar o projeto. “Passamos alguns dias percorrendo a linda cidade, fazendo todos os registros a partir desse conceito, mas voamos de volta ao Rio de Janeiro diretamente para dentro da quarentena”, conta Eduardo. “De certa forma, tivemos sorte de poder ter feito os registros, porque dali para frente, tudo mudou. O produto foi repensado várias vezes e, finalmente, chegamos a esse formato final, que se baseia nas ideias originais, mas traz outras interessantes inovações que surgiram ao longo desse processo, com a equipe dedicada e colaborando a distância”, relata.

Kátia Maciel, coordenadora do Mestrado em Mídias Criativas da UFRJ, conta como foi atuar como roteirista e produtora-executiva do vídeo. “Criar o roteiro e acompanhar toda a produção do vídeo Viva Ouro Preto VR foi muito estimulante! Tive que escrever pensando em Cinematic VR, fotografia still e 2D, áudio ambissônico… uma experiência imersiva completa. A gente não queria produzir mais um ‘tour virtual’. Buscamos criar uma experiência mesmo, capaz de mexer com os sentidos, com as emoções, gerar novas memórias, engajamento e curiosidade. E, sobretudo, contribuir para a valorização do incrível tesouro que é o patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto”, .

Kátia enfatiza a importância da parceria entre os programas de pós-graduação profissionais da UFRJ para essa iniciativa: “Unimos expertises das áreas de Mídias criativas/Comunicação, Música e Métodos Computacionais. Gente que entende de melodias com quem trabalha com redes neurais; comunicadores com programadores e músicos. Imagina o caldeirão de ideias e possibilidades!”, conta entusiasmada.

O Projeto Bossa Criativa
Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente.

SERVIÇO
Lançamento do Vídeo Viva Ouro Preto VR
Lives: 24 e 26 de agosto de 2020 (segunda-feira e quarta-feira), às 19h, transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube,com/artedetodagente)

Site: www.bossacriativa.art.br

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto.

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