Uma roda de choro, virtual, cercada por amigos e histórias. Essa é a definição perfeita do pocket show da compositora e cavaquinista Luciana Rabello que estreia nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, às 18h, no site do projeto Bossa Criativa e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
O vídeo inclui composições autorais da artista; parcerias com o marido Paulo César Pinheiro, letrista renomado; participação de músicos convidados; e apresenta um pouco do trabalho e do talento da instrumentista. A atração também destaca uma peça de Pixinguinha, que será embalada por conversas e histórias.
Ana Rabello (cavaquinho); Celsinho Silva (pandeiro); Julião Pinheiro e Maurício Carrilho (violão de 7 cordas), e Miguel Rabello Bastos (violão) são os convidados da compositora Luciana Rabello para o pocket show, desta sexta, do Bossa Criativa.
No repertório, o público pode conferir músicas como Velhos chorões (Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro); Notívago (Luciana Rabello e Luis Moura); Sábado à tarde (Maurício Carrilho); Sensível (Pixinguinha), Em toda mágoa existe um samba (Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro), e Matutando (Luciana Rabello).
Depois da estreia, como todas as demais apresentações e oficinas do projeto Bossa Criativa, o vídeo permanecerá disponível no site do projeto.
Sobre a artista
Desde os 15 anos Luciana Rabello já participava, profissionalmente, do conjunto Os Carioquinhas e, em seguida, do Camerata Carioca. No vídeo, a artista conta um pouco de sua trajetória, que inclui participações em discos de grandes nomes da MPB. Francis Hime, Chico Buarque, Elton Medeiros, Elizeth Cardoso, Nana Caymmi, Nara Leão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e João Nogueira, estão entre os artistas que Luciana participou dos álbuns.
Como compositora de choros, sambas, valsas e canções, Luciana Rabello tem parcerias com Paulo César Pinheiro, Maurício Carrilho, Raphael Rabello e Cristovão Bastos. Ao longo de sua trajetória profissional, tornou-se reconhecida instrumentista, merecendo até uma peça de Radamés Gnattali – que lhe dedicou Variações Sem Tema – para cavaquinho e piano. Considerada um dos grandes nomes do choro da atualidade, fez shows em diversos países, como França, Itália, Suíça, Portugal, Colômbia, Dinamarca, Holanda e Japão. Como produtora, criou o Festival Nacional de Choro e lançou mais de 50 CDs de música instrumental e samba. É fundadora e presidente da Casa do Choro e da Escola Portátil de Música (UniRio). Atualmente, coordena cerca de 1200 músicos, entre alunos e professores.
Sobre o projeto Bossa Criativa
Parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob curadoria da Escola de Música da UFRJ, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e expressões da economia criativa.
O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. Entre as atividades estão pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site (bossacriativa.art.br) com a participação de artistas de todo o Brasil.
A programação inclui o lançamento futuro de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do programa Funarte de Toda Gente, lançado em 2020.
Projeto Bossa Criativa
Pocket show
Luciana Rabello e convidados
18 de setembro, às 18h
Acesse o site bossacriativa.art.br e acompanhe todas as ações do projeto
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ