A Convocatória 2020-2021 do Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americana, cujas inscrições se encerraram no último dia 15 de outubro, recebeu 1.086 candidaturas. Esse número representa um aumento de 62% em relação ao ano passado. Enquanto o número de pedidos de Auxílio à Criação em Residência se manteve praticamente inalterado (184), tanto na Linha de Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas quanto na Programação de Festivais e Espaços Cênicos, a demanda se multiplicou consideravelmente: foram 449 pedidos para o primeiro e 453 para o segundo.
Nas próximas semanas, os 16 países-membros procederão à correspondente revisão dos projetos recebidos. Mas só na próxima reunião do Conselho Intergovernamental, em dezembro de 2020, os projetos que receberão as Ajudas 2020-2021 serão selecionados. Em seguida, o resultado final será divulgado no site www.iberescena.org.
Na opinião de Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte e representante do Brasil no Conselho Intergovernamental do Iberescena, o motivo para o aumento de inscrições se deve as adaptações feitas por conta da pandemia da Covid-19. Por exemplo, para garantir a realização dos projetos artísticos contemplados, o Comitê Intergovernamental decidiu que os projetos poderão ser executados em três modalidades: virtual, presencial ou mista, de janeiro a dezembro de 2021. Importante destacar que, pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi o país com o maior número de projetos inscritos dentre todos os 16 países integrantes do programa.
O Iberescena reconhece: “a partir da eclosão da COVID-19, o Programa, com uma compreensão sensível das repercussões da pandemia no mundo das artes performativas ibero-americanas, procedeu a uma revisão exaustiva dos seus protocolos e parâmetros para o lançamento do concurso para este ano. Assim, as milhares de pessoas que enviaram a sua candidatura à Plataforma IBERESCENA puderam apresentar projetos com novos formatos e várias formas de participação, a fim de garantir a sua execução no próximo ano”.
Durante o período de abertura da Convocatória, o IBERESCENA esteve presente em diversos fóruns, gerando diversas formas de encontro virtual e comunicação com os potenciais beneficiários. Em plataformas digitais, divulgou o programa e esclareceu dúvidas com o objetivo de aumentar a participação nesta convocatória anual.
Fabiano Carneiro foi um desses interlocutores com o público. No dia 1º de setembro, esteve ao vivo esclarecendo dúvidas de brasileiros e portugueses sobre as linhas de apoio do Iberescena 2020/2021, com transmissão direta pela Fanpage do Programa, alcançando um resultado extremamente significativo de participantes.