Bossa criativa apresenta mesa-redonda “Realidades Atuais em Artes’ nesta quarta-feira, 18/11, às 18h

Foto divulgação

Nesta quarta-feira, 18/11, às 18h, o projeto Bossa Criativa apresenta uma mesa-redonda com o tema ‘Realidades Atuais em Artes’. Participam os professores Lucas Robatto (coordenador profissional da área de Artes), Beth Rangel (PRODAN/UFRBA), Lourdes Macena (Mestrado Profissional em Artes/IFCE), Aloysio Fagerlande (PROMUS/UFRJ) e Marcelo Jardim (coordenador do Bossa Criativa). A live será uma prévia do lançamento da Mostra homônima. A transmissão será ao vivo pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/ArteDeTodaGente/), e ficará disponível aos internautas que quiserem assistir depois.

A ‘Mostra Realidades Atuais em Artes’ é parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente e  conta com a seleção de trabalhos de pesquisa em artes de nove mestrandos das seguintes Universidades: UFRJ, UFBA, UNIRIO, IFCE e Escola Superior de Artes Célia Helena. Os vídeos serão lançados no dia 16 de dezembro de 2020.

O lançamento acontecerá em duas lives – às 16h e às 18h – com um bate-papo com os artistas selecionados. Nas lives, serão exibidos os primeiros episódios de cada um dos nove projetos premiados, com participação de seus criadores, que vão debater e apresentar seus produtos.

Participantes –  ‘Live Realidades Atuais em Artes’

Lucas Robatto estudou na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), na qual se graduou como Músico de Orquestra e completou Curso de Aperfeiçoamento Artístico (equivalente ao Master of Music). É Doutor em Flauta pela Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos). Com intensa carreira como solista, camerista e professor, atualmente exerce o cargo de Coordenador para Programas de Pós Graduação Profissionais da Capes.

Lourdes Macena é doutora em Artes pela UFMG, coordena o Mestrado Profissional em Artes do IFCE, onde também atua como professora de Teatro e Cultural Popular, de danças tradicionais na Licenciatura em Teatro e faz a direção geral do Miraira – Laboratório de práticas culturais tradicionais.

Beth Rangel é professora da Escola de Dança da UFBA e doutora em Educação pela UFBA, coordenadora do Programa de Pós Graduação Profissional de Dança da UFBA. Possui experiência em gestão cultural e projetos socioculturais e atua em pesquisas da Arte enquanto Tecnologia Educacional. É líder do grupo de pesquisa ENTRE: Artes e enlaces.

Aloysio Fagerlande é doutor em Música pela UNIRIO (2008), professor associado de fagote da Escola de Música da UFRJ. Já se apresentou e ministrou cursos e oficinas por todo o Brasil, África, Oriente Médio, Américas e Europa.  É coordenador do curso de Mestrado Profissional em Música da UFRJ-PROMUS.

Marcelo Jardim – Diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e mestre e bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo dos Projetos Funarte-UFRJ, com abrangência nacional, o que inclui o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *