Gilberto Freyre é tema de livro a ser lançado em Pernambuco

Publicação homenageia o 110º aniversário de nascimento do escritor comemorado em 2010

Na quinta-feira, 7 de outubro, a Funarte lança em Pernambuco, o livro Gilberto Freyre, com textos sobre artes escritos pelo importante sociólogo brasileiro. A coletânea, organizada pela crítica de arte Clarissa Diniz e pela educadora Gleyce Heitor, apresenta ao leitor uma faceta pouco conhecida do autor de Casa grande & senzala, a de um atuante crítico de arte. O lançamento será realizado às 19h, na Fundação Gilberto Freyre, no Recife.

Os textos reunidos no livro foram publicados em jornais e revistas como o Diário de Pernambuco, Jornal do Commércio e O Cruzeiro, especialmente entre as décadas de 1920 e 1980. Editado pela Funarte, este 5º volume da Coleção Pensamento Crítico traz comentários de Gilberto Freyre que mostram a posição do sociólogo a favor da expansão da concepção estética e suas observações que vão além dos limites das tradicionais perspectivas sobre a arte. Diversas manifestações culturais como a moda, a culinária e a arquitetura, e muitas outras, são englobadas no livro, bem como as sugestões do escritor para a contextualização e a crítica da arte, para a sociologia da arte e para a própria produção artística.

O livro traz ensaios, artigos, palestras e comentários que revelam um Gilberto Freyre voltado para a produção artística e cultural de significativa parte da história brasileira do século passado. Os textos reunidos nessa coletânea não se restringem a discutir uma obra de arte ou um artista, mas expõem as preocupações estéticas de Freyre com outras formas de expressão artística como pinturas, poemas, trajes, canções, penteados, formas de habitar.

A obra mostra, entre outras abordagens adotadas pelo sociólogo, que ele contesta o modernismo em seu aspecto de “seita”, “escola” ou “movimento sistematizado”, afirmando ter abandonado os “ismos”, tão presentes no Brasil da época.

COLEÇÃO PENSAMENTO CRÍTICO — GILBERTO FREYRE
Organização de Clarissa Diniz e Gleyce Heitor
ISBN 978-85-7507-1342

Edições Funarte — Ministério da Cultura
Lançamento: 7 de outubro, quinta-feira, às 19h
Local: Fundação Gilberto Freyre
R. Dois Irmãos, 320, Apipucos — Recife – PE