V Festival Nacional de Choro vai para cinco capitais brasileiras

Grandes instrumentistas realizam apresentações e oficinas em outubro e novembro

A Escola Portátil de Música (RJ) e o Instituto Casa do Choro apresentam o V Festival Nacional de Choro, com o apoio da Funarte. Em comemoração aos dez anos da escola, o evento reúne músicos das cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, São Luís e Porto Alegre. Esta edição do Festival homenageia o compositor e violonista pernambucano Jaime Florence – o Meira.

Como nas quatro edições anteriores, a programação tem caráter educativo, direcionado para a divulgação e a preservação do gênero. “O Choro é a maior escola de instrumentistas da música popular brasileira e um dos seus gêneros mais ricos e antigos, presente desde o século XIX em todas as regiões do país”, destaca Maurício Carrilho, um dos coordenadores da Escola. O principal objetivo do evento é divulgar o repertório dos compositores consagrados, além de incluir autores contemporâneos de todo o Brasil, formando um panorama histórico desta produção musical. Outra meta é garantir acesso gratuito às informações específicas, importantes para profissionais e estudantes. As oficinas de instrumentos são gratuitas e direcionadas a músicos e estudantes de música. As inscrições estão abertas até 20 de outubro.

Atividades e material didático
Cada cidade recebe oficinas de quatro dias, para seis instrumentos, um show de abertura e uma apresentação final dos alunos e professores. A carga horária por oficina será de 16 horas, e o número de alunos por cidade será de até 180 (30 por instrumento). Será distribuída aos alunos uma apostila com partituras (também transcritas para instrumentos de sopro), biografia dos autores e CD com gravações das músicas.

Os shows de abertura nas capitais também fazem parte da turnê “Choro Carioca: Música do Brasil”, na qual os músicos realizam concertos didáticos em mais 14 cidades, das cinco regiões do País. O primeiro deles acontece no dia 24 de outubro, domingo, simultaneamente em Porto Alegre, (RS), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

A Escola Portátil de Música é coordenada pelos seus fundadores, os premiados Maurício Carrilho (violonista) e Luciana Rabello (cavaquinista) e oferece aulas de diversos instrumentos, além de história do choro, teoria musical, composição e prática de conjunto. A Escola começou com cinqüenta alunos, na Sala Funarte, passou pela UFRJ, pelo bairro da Glória (futura sede da Casa do Choro) e hoje, no campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), conta com cerca de 800 alunos.

V Festival Nacional de Choro eTurnê “Choro Carioca: Música do Brasil”
Realização: Escola Portátil de Música
Apoio: Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Apresentações gratuitas em Goiânia, Vitória, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Santarém (PA)
Preço dos demais shows: R$ 1
Veja aqui a programação de apresentações e oficinas do Festival

Veja aqui a programação da turnê “Choro Carioca: Música do Brasil”

Mais informações e ficha de inscrição nas oficinas
www.escolaportatil.com.br
E-mail: epm@escolaportatil.com.br
Inscrições até 20/10/2010
Telefone: (21) 3217-3027
De 2ª a 6ª – 12h às 17h
Atenção: iniciantes são aceitos somente nas oficinas de pandeiro e percussão.

O número de vagas é limitado. Os candidatos que se inscreverem mais cedo terão prioridade.

Instituto Casa do Choro
Escola Portátil de Música
Coordenação: Maurício Carrilho, Luciana Rabello e Pedro Aragão
Endereço: Campus da Uni-Rio – Av. Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2242-3597