No começo da década de 1950, Germano Matias demonstrava seu talento como instrumentista nas baterias de escolas de samba paulistanas. Foi nessa época que ele ouviu o conselho de Toniquinho Batuqueiro, um nome de respeito do samba rural paulista, e decidiu tentar a carreira artística.
Sob o pseudônimo de Barra Funda, ele se inscreveu nos programas de calouros da Rádio Nacional de São Paulo e foi várias vezes premiado. A contratação de Germano Matias pela emissora só não aconteceu porque na época ele servia na artilharia antiaérea. Mas, assim que saiu do exército, Germano fez continência para o samba. O ‘Estúdio F’ homenageia o catedrático do samba, Germano Matias.
Clique no player e ouça o programa.
O ‘Estúdio F’ aborda a vida e a obra de intérpretes brasileiros e pode ser ouvido também pelo rádio. A Rádio Nacional do Rio transmite o programa às terças, às 20h, com reprises aos domingos às 23h. O ‘Estúdio F’ é também retransmitido pela Nacional FM de Brasília, aos domingos às 20h. A Nacional da Amazônia e a Nacional AM de Brasília transmitem o programa às 23h de domingo.
É possível também ouvir o programa em tempo real no site http://www.ebc.com.br.