Festival Foto Kariri, do Ceará, recebe Celso Oliveira

Foto: Celso Oliveira - "Quem somos nós" (1995)

Os amantes da fotografia podem conferir, nesta terça-feira, 15, mais uma apresentação da série Conversas Fotográficas, organizada pelo Festival Kariri – Foto Kariri, evento de fotografia e artes visuais do Cariri (CE). No bate-papo, Celso Oliveira falará sobre a relação da arte da fotografia com a poesia. Intitulado Fotografia é poesia, o encontro começará às 10h, pela plataforma Google Meet. O link será disponibilizado no Instagram do convidado (@celsoliiveira).

De acordo com Oliveira, que se dedica à fotografia documental, “a fotografia se parece muito com a poesia. Ela prende a gente de uma maneira que não sabemos o porquê. Ela tem uma certa magia de encantamento. Acho que vale muito ter uma vivência fotográfica”.

A fotografia documental é vista como uma junção de arte e jornalismo e seu objetivo é quase sempre a realização de livros e exposições. Oliveira registra, sobretudo, manifestações culturais e festas populares e religiosas do Nordeste. Em seu trabalho, os enquadramentos e a ordenação dos elementos no plano afastam a fotografia de uma dimensão meramente objetiva. Buscando evitar o imediatismo da mensagem, o fotógrafo frequentemente mostra indivíduos fragmentados, borrados ou encobertos por objetos. Como num desenho inacabado que torna presente algo que não está completo, os desfocamentos e cortes levam o observador a imaginar como são as formas das coisas que estão ocultas.

Sobre o encontro

O projeto Conversas Fotográficas é realizado pelo Foto Kariri, festival de fotografia e artes visuais do Cariri. Nos encontros, o convidado apresenta seu percurso, exibe seu material em projeção por um período de 20 minutos e, em seguida, abre para a conversa com os internautas.

Sobre o fotógrafo

fotografar em 1975, enquanto trabalhava como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes, no Rio de Janeiro. Transferido para São Paulo, iniciou a carreira de fotojornalista, colaborando em diversos jornais e revistas como como Veja, IstoÉ, Visão, Tênis Esporte e O Globo. Em 1980, mudou-se para Fortaleza, trabalhou no jornal O Povo e participou do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. Na capital cearense, juntamente com o fotógrafo Tiago Santana, em 1994, criou a agência e editora Tempo D’Imagem, com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de fotografia.

Conversas Fotográficas
Tema: Fotografia é poesia

Convidado: Celso Oliveira
Data: 15/12, às 10h
Instagram: @celsoliiveira (link aqui)

#fotografiaépoesia
#fotokariri
#olharesdesentralizados
#conversasfotográficas
#festivaisdefotografia
#festivaldefotografiadobrasil #festivalnacional #acoesonline #formacao #cursos