A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte do cantor, compositor e instrumentista Ubirany Félix do Nascimento, aos 80 anos, vítima do covid-19. Inventor do repique de mão, Ubirany também foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal.
O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira informa um pouco da trajetória do músico e cantor, destacando atividades como a gravação no disco “Seja sambista também”, do Fundo de Quintal, da música “Nova esperança”, de sua autoria em parceria com Mauro Diniz e Adilson Victor; e da música “Amor Maior”, no disco “Do Fundo do Nosso Quintal”, uma composição feita com Arlindo Cruz e Franco.
O “pagode”, como ficou conhecido, “teve no grupo Fundo de Quintal sua principal estrela durante anos”, diz o dicionário. O Fundo de Quintal recebeu o “Prêmio Sharp de Música” nove vezes, sendo sete consecutivas, como “Melhor Grupo de Samba”. Ainda em 2004, integrando o grupo Fundo de Quintal, recebeu o “O Prêmio Tim” na categoria “Melhor Grupo de Samba”.