Projeto Arte de Toda Gente divulga os destaques desta semana

Foto divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulga os destaques desta semana, de 11 a 15 de janeiro, do programa Arte de Toda Gente. Nesta segunda-feira, dia 11 e na próxima quinta-feira, dia 14, a professora Juliana Melleiro apresenta quatro vídeos (dois por dia) da oficina Construindo a sonoridade coral infantil, às 10h, pelo projeto UNO. Dia 12, terça-feira, o músico Tiago Santos lança a vigésima aula da Oficina de Bandolim, ação integrante do Bossa Criativa. Já pelo projeto Sinos, a série Concertos lança a primeira e a segunda parte da oficina Uma Breve História do Choro, com introduções didáticas de Henrique Cazes, Everson Morais e Marcelo Jardim, na sexta-feira, dia 15 de janeiro.

As atividades relacionadas aos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – UNO são gratuitas e fazem parte do programa Arte de Toda Gente, iniciativa criada pela Funarte em parceria com a UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da instituição de ensino. Os vídeos ficam disponíveis para visualização, apreciação, download e estudo nos sites próprios e também no Portal Funarte. Além dos destaques desta semana, várias outras ações estão sendo disponibilizadas ao público. Para participar e aproveitar todas as atividades do programa, basta fazer a inscrição e acessar o canal Arte de Toda Gente, aqui.

 

Destaques do programa Arte de Toda Gente, de 11 a 15 de janeiro

 

Um Novo Olhar – UNO

Nos dias 11 e 14 de janeiro, sempre às 10h, a professora Juliana Melleiro vai apresentar quatro vídeos (dois por dia), da sua oficina Construindo a sonoridade coral infantil. A série tem como objetivo abordar características e possibilidades de preparo vocal para coros infantis. Além de breves contextualizações teóricas, também serão propostas práticas de exercícios e vocalises autorais, que podem desenvolver fundamentos da técnica vocal e sonoridades corais específicas.

Sobre Juliana Melleiro
Doutora e mestra em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciada em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, rege o Grupo KIDS do Canarinhos da Terra, da Unicamp, além de coordenar os coros escolares da instituição. É docente do Colégio Lumen Verbi e da Pós-Graduação em Educação Musical EAD da Faculdade Unyleya. Regeu coros do Instituto Baccarelli. Como cantora, participou do Coro Contemporâneo de Campinas, do Coral Jovem do Estado de São Paulo e do Coro Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Também integrou festivais nos Estados Unidos, Chile e Argentina.

 

Bossa Criativa

Na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, o professor Tiago Santos vai ministrar a 20ª etapa da sua Oficina de Bandolim. No vídeo, o músico ensina como montar um arranjo para o bandolim de dez cordas. Usando como base a música Vibrações, de Jacob do Bandolim, ele expõe as possibilidades de recursos desse instrumento quanto ao entrosamento das vozes da melodia, baixo e contraponto com acompanhamento do Choro. O professor também explica como isso influencia na interpretação, na digitação e na sonoridade do trabalho.

Sobre Tiago Santos
Músico bandolinista, compositor, multi-instrumentista e professor. Dentre suas formações musicais estão: Técnico Profissionalizante em Música no Conservatório Carlos Gomes em Ribeirão Preto, São Paulo (2002); Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (2007), Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2012) e Mestrado Profissional em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Na UFRJ, o professor desenvolveu o trabalho autoral O bandolim polifônico de 10 cordas. Desse original resultou a gravação do terceiro álbum, que recebe o mesmo nome.

 

Mostra Realidades Atuais em Artes
Também pelo Bossa Criativa, na sexta-feira, dia 15, o canal Arte de Toda Gente e o site do projeto vão disponibilizar vídeos do terceiro módulo da Mostra Realidades Atuais em Artes. A exposição reúne trabalhos de pesquisa em dança, música (incluindo a área de formação) e artes cênicas. São nove autores selecionados, em todo o Brasil, em programas de pós-graduação profissional na área. Mestrandos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Escola Superior de Artes Célia Helena (Esach) e da UFRJ expõem suas obras virtualmente.

 

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

A nova edição da série Concertos Sinos já está disponível no canal Arte de Toda Gente no Youtube e também no site do projeto. O público pode conferir a primeira e a segunda parte da oficina Uma Breve História do Choro. Os vídeos trazem introduções didáticas de Henrique Cazes, professor de Cavaquinho da Escola de Música da UFRJ; de Everson Morais, arranjador e trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ); e Marcelo Jardim, maestro, professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ. Os mestres analisam as obras de Irineu Almeida, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves Mesquita, Pattápio Silva e Viriato Figueira. A interpretação é do grupo formado pelos sopros e percussão da OSUFRJ, com regência de Marcelo Jardim.

Sobre o Concertos Sinos
O Concertos Sinos foi criado para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, são também apresentadas ao público, em concertos presenciais ou virtuais, as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos, ação que disponibiliza composições de brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. A série está também vinculada ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e de regência.

Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e também no Portal Funarte.

No portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.

 

Realização:

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *