A restauração do Miniteatro de Óperas, localizado na Funarte MG, está a todo vapor. A obra de arte, patrimônio da Fundação, representa uma maquete de teatro clássico, com dezenas de bonecos, reproduções de instrumentos musicais, adereços e outros objetos. Iniciado em dezembro de 2020, o processo de restauro pretende garantir a preservação da linguagem da Ópera por muitas e muitas gerações.
O objetivo da representação regional, ao divulgar as imagens do trabalho de restauração, é apresentar ao público o cuidado, a dedicação e o profissionalismo com os quais a obra está sendo recuperada. A equipe de Conservação e Restauração é formada pelos profissionais Tereza Moura, Daniel Mussi, Rayssa Sudré e Giulia Alcântara.
A coordenadora da Funarte MG, Fabiane Aguiar, explica que “esse trabalho é, por si só, de grande importância, especialmente por ser fator de atração do público que frequenta a Funarte MG”. Segundo ela, além da preservação do Miniteatro, toda a documentação referente ao processo de restauração fará parte da memória do acervo. “A partir do material de pesquisa e do registro da restauração, serão editados vídeos sobre o Miniteatro, que serão utilizados para auxiliar os visitantes – tanto na regional MG como também nas redes sociais – a entender a história dessa obra”, esclarece Fabiane. Atualmente, as visitas presenciais à Funarte MG estão suspensas devido à pandemia.
Saiba mais sobre o Miniteatro de Óperas, aqui
Confira algumas imagens do trabalho de restauração
Fotos: Pedro Nacif – Funarte MG
Com informações da Funarte MG