Funarte celebra Dia Mundial do Compositor

Capa do disco "Cartola entre amigos" (1984), disponível no Brasil Memória das Artes. Crédito: Reprodução da capa do disco

Neste dia 15 de janeiro, comemoramos o Dia Mundial do Compositor. A data tem origem no México – onde se criou, em 1945, a Sociedade de Autores e Compositores daquele país – e que o mundo todo adotou, como um modo de homenagear os que fazem a música.

Com tantos nomes importantes a festejar, a música brasileira se faz representar no portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte por meio de diversos produtos relacionados a compositores. Na seção Edições On-Line, o internauta pode saber mais sobre a história de grandes nomes por meio de livros, que podem ser baixados gratuitamente. Já na seção Brasil Memória das Artes, é possível ouvir discos notáveis. (Confira lista com as obras citadas ao longo desta matéria, abaixo) 

No livro Claudio Santoro: 100 anos de música, disponível na página Edições On-Line, João Luiz Sampaio remete o leitor à trajetória do grande compositor amazonense. O texto tem como fio condutor o rico acervo fotográfico do músico.

A memória das imagens é também uma parte fundamental desse acervo. Ela está presente, por exemplo, no livro O Rio de Ernesto Nazareth, no qual a jornalista Beth Ritto conta a história do grande pianista e compositor com fotografias emblemáticas. Nelas, vemos não só o próprio Nazareth, em diferentes momentos de sua vida, como lugares importantes da antiga capital federal, como o antigo cinema Odeon —inspiração de sua composição mais conhecida.

Outro livro que tem o Rio de Janeiro antigo como pano de fundo é a terceira edição de Tra-lá-lá – Vida e obra de Lamartine Babo, obra do pesquisador Suetônio Soares Valença, que biografa o grande compositor de músicas de carnaval.

O samba também se faz presente na seção Edições On-Line da Funarte, em dois títulos que reúnem contos inspirados nos universos de dois bambas. Ambos são organizados por Écio Salles e Júlio Ludemir. Em um deles, intitulado Conta forte, conta alto: contos inspirados nas canções de Martinho da Vila, 28 textos levam para a literatura a obra do grande mestre da Unidos de Vila Isabel. Já em 90 Anos de Malandragem – Contos Inspirados nas Canções de Bezerra da Silva, o repertório do eterno malandro mereceu a releitura de 25 contistas.

Outra área do Portal da Funarte na qual os compositores são protagonistas é a seção Brasil Memória das Artes. Ela destaca acervo da Fundação e iniciativas históricas, entre elas o Projeto Almirante e o Projeto Memória Musical (Pro-Memus). Por meio destas, a Funarte lançou uma série de LPs nas décadas de 1970 e 1980, centradas nas obras de grandes compositores entre eles José Maurício Nunes Garcia, o padre maestro dos séculos XVIII e XIX. Duas de suas obras podem ser ouvidas no portal: Matinas de finados e Missa de Santa Cecília — para acessar os áudios, clique na galeria de áudio de cada uma dessas postagens, disponíveis em links abaixo.

Também em Brasil Memória das Artes podem ser ouvidos álbuns dedicados a sambistas como Sinhô (Nosso Sinhô do samba), Cartola (Cartola entre amigos) e Wilson Batista (Wilson Batista), ao compositor de frevos Capiba (Capiba 80 anos) e da dupla caipira Jararaca e Ratinho (Jararaca & Ratinho), entre outros grandes nomes da música popular brasileira. Já do universo erudito, a seção tem discos de Heitor Villa-Lobos (Seleção do guia prático) e Carlos Gomes (Seleção de ‘Fosca’ e ‘Lo schiavo’ e O piano ‘brazileiro’ de Carlos Gomes), entre outros.

Compositores em livros da Funarte (Edições On-Line)

– Claudio Santoro: 100 anos de música 
– O Rio de Ernesto Nazareth 
– Tra-lá-lá – Vida e obra de Lamartine Babo 
– Conta forte, conta alto: contos inspirados nas canções de Martinho da Vila  
– 90 Anos de Malandragem – Contos Inspirados nas Canções de Bezerra da Silva

Compositores em discos da Funarte (Portal da Funarte, seção Brasil Memória das Artes)

– Padre José Maurício Nunes Garcia: Matinas de finados
– Padre José Maurício Nunes Garcia: Missa de Santa Cecília
– Nosso Sinhô do samba
– Cartola entre amigos
– Wilson Batista
– Capiba 80 anos
– Jararaca & Ratinho
– Villa-Lobos: Seleção do Guia Prático
– Carlos Gomes: Seleção de ‘Fosca’ e ‘Lo schiavo’
– O piano ‘brazileiro’ de Carlos Gomes

Texto: Coordenação de Difusão e Pesquisa | Cepin | Funarte

Edição: Coordenação de Comunicação | Funarte

publicado
Categorizado como Música

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *