A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulga os destaques desta semana, de 18 a 22 de janeiro, do programa Arte de Toda Gente. Na segunda-feira, dia 18, e na quinta-feira, dia 21, o projeto UNO apresenta quatro vídeos (dois por dia) da oficina Construindo a sonoridade coral infantil. Também a segunda-feira, pelo UNO, foram abertas as inscrições para o Curso 2 do Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. Em ações integrantes do Bossa Criativa, foram publicados vídeos no lançamento da série Casa do Choro, no dia 19, terça-feira, e do Módulo IV da Mostra Realidades Atuais para trabalhos em arte, no dia 22, sexta-feira. Ainda no dia 22, pelo UNO, foi liberada a apresentação de Saulo Laucas, Cancioneiro Italiano. Saulo é cego, diagnosticado autista aos três anos de idade. As atividades são gratuitas.
O programa Arte de Toda Gente é uma iniciativa criada pela Funarte em parceria com a UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da instituição de ensino. Os vídeos ficam disponíveis para visualização, apreciação, download e estudo nos sites próprios. Além dos destaques desta semana, várias outras ações estão sendo disponibilizadas ao público. Para participar e aproveitar, é possível também fazer a inscrição e acessar o canal Arte de Toda Gente, no YouTube, aqui.
Bossa Criativa
O principal destaque da semana é o lançamento da série Casa do Choro. O público pode acessar os seguintes vídeos novos: Formigueiro, por Mauricio Carrilho, aula I do Módulo 8 com; Candango, por Pedro Paes, aula I do Módulo Furiosa Portátil; e O Choro no séc. XIX – uma introdução, por Paulo Aragão, aula I do Módulo Princípios do Choro
Ainda no Bossa Criativa, foram divulgados os 9 vídeos do Módulo IV da Mostra Realidades Atuais para trabalhos em arte. Veja informações gerais sobre a mostra e cada um dos mestrandos selecionados: https://www.bossacriativa.art.br/noticia/48
Um Novo Olhar (UNO)
Nos dias 18 e 21, foram liberadas as aulas 5 e 6, e 7 e 8, com Juliana Melleiro em sua oficina Construindo a sonoridade coral infantil. A série aborda características e possibilidades de preparo vocal para coros infantis. Além de breves contextualizações teóricas, são propostas práticas de exercícios e vocalises autorais, que contribuem para o desenvolvimento de fundamentos da técnica vocal e de sonoridades corais específicas. Juliana, que se considera “filha do canto coral”, começou a cantar em um grupo infantil aos sete anos de idade, poucos dias depois do falecimento de seu pai em um trágico acidente de carro. É Doutora e mestra em Música pela Unicamp e licenciada em Educação Musical pela Unesp. Atualmente, rege o Grupo Kids do Canarinhos da Terra, da Unicamp, e coordena coros escolares desta instituição. É professora do Colégio Lumen Verbi e da pós-graduação em Educação Musical EAD da Unyleya. Regeu coros do Instituto Baccarelli, cantou no Coro Contemporâneo de Campinas, no Coral Jovem do Estado de São Paulo e no Coro Juvenil da Osesp; e aperfeiçoou-se em festivais nos Estados Unidos, Chile e Argentina.
Também no dia 18, foram abertas as inscrições para o Curso 2 do Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. Destinado a profissionais, pesquisadores e professores, como o primeiro curso, esse acontecerá em ambiente virtual fechado. É gratuito. As inscrições ficam abertas entre 18 de janeiro e 3 de fevereiro.
No dia 22, foi realizada a apresentação de Saulo Laucas, Cancioneiro Italiano. O jovem Saulo é cego, diagnosticado autista aos três anos de idade. Nasceu em 4 de maio de 1984 e trouxe na alma o dom que o faria comunicar-se com o meio ao qual não se sentia pertencente. Ao longo desta existência, tem vencido todos os desafios que se apresentam. Bacharel pela Escola Nacional de Música da UFRJ, tem-se distinguido como um tenor de grande qualificação. Alguns o veem como intérprete da música, enquanto ele se confunde com ela. O vídeo da apresentação de Saulo terá interpretação em Libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos.
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
O Sinos não tem lançamentos nesta semana, mas segue com os cursos que estão no ar, como a Oficina de Flauta, com os professores Afonso Oliveira e Celso Woltsenlogel.
Afonso Oliveira graduou-se em flauta na Escola de Música da UFRJ na classe do professor Celso Woltzenlogel e concluiu o mestrado na mesma instituição. Participou de oficinas e masterclasses com flautistas internacionais e atuou em diversas formações instrumentais de música de câmara e sinfônica. É integrante do Trio Mignone, grupo de câmara que já recebeu diversos artigos elogiosos da crítica especializada, com o qual gravou o CD “Francisco Mignone – obras para flauta, violoncelo e piano”. Mantém duo com a pianista Miriam Grosman e é professor da classe de flauta da Escola de Música desde 1999.
Celso Woltzenlogel é Doutor em Educação pela UFRJ e membro da Academia Brasileira de Música. Foi professor titular da Escola de Música da UFRJ. Atuou como primeiro flautista da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Integrante e fundador dos seguintes conjuntos de câmara: Flautistas do Rio, Quinteto de sopros Villa-Lobos, Ars Barroca, Sexteto do Rio, Jazz Clássico do Rio de Janeiro, Duo Instrumentalis (flauta e percussão) e Orquestra de Câmara da Rádio da Ministério da Educação e Cultura. Além de suas atividades no campo da música clássica, participou intensamente da gravação de trilhas sonoras para o cinema e a televisão e nos discos dos maiores nomes da música popular brasileira. Como professor, ministrou masterclasses nos mais importantes cursos de férias e festivais do país e do exterior e já se apresentou em diversas cidades pelo mundo. Publicou diversos trabalhos didáticos, destacando-se o “Método Ilustrado de Flauta”.
Acompanhe as ações dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO nos sites próprios, no canal Arte de Toda Gente no YouTube e no Portal Funarte.
No portal da Funarte, o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.
Projeto Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ