Divulgados os finalistas brasileiros do Prêmio de Dramaturgia Antônio José da Silva 2010

A Funarte divulgou, no dia 17 de novembro de 2010, os nomes dos autores nacionais selecionados para a última etapa da quarta edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. O resultado final será decidido por uma comissão binacional, que se reunirá por vídeo-conferência, para análise de sete trabalhos – três de Portugal e quatro do Brasil. O vencedor terá sua peça editada em livro e receberá uma recompensa no valor de 15 mil euros.

Os selecionados para a última fase são: Carlos Canhameiro, que concorre com o texto “Concílio da Destruição”; Marco Aurélio Pinotti Catalão, com a peça “Agro Negócio”, Leonardo Moreira, com “Bagagem” e Sabrina Bandeira Lopes, autora de “A Política como Vocação”.

Puderam concorrer brasileiros natos, ou naturalizados, escolhidos entre 226 inscritos. A comissão julgadora foi composta por quatro especialistas brasileiros: Luis Reis, jornalista e professor do Depto. de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco; Antonio Gilberto, diretor e produtor teatral, Irene Brietzke, professora, diretora e atriz, e Roberto Alvim, dramaturgo, diretor e professor de artes cênicas. Eles estiveram reunidos na segunda semana de novembro, na Funarte, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva é realizado pela Funarte e pelas instituições portuguesas Instituto Camões, Direcção Geral das Artes e Teatro Nacional D. Maria II. O objetivo da iniciativa é incentivar a produção de obras para teatro, estimular o aparecimento de novos escritores de língua portuguesa e reforçar a cooperação entre Brasil e Portugal. Concorrem à premiação textos teatrais inéditos, de todos os gêneros e para todos os públicos, criados por dramaturgos brasileiros ou portugueses.

A relação de finalistas foi publicada no Diário Oficial da União de 17 de novembro de 2010. A organização do Prêmio no Brasil cabe à Coordenação de Teatro/Ceacen/Funarte.

Veja a portaria com o resultado

Leia o edital

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva
Quarta edição – 2010
Realização
Brasil: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Portugal: Instituto Camões, Direcção Geral das Artes (Ministério da Cultura) e Teatro Nacional D. Maria II

Leia mais sobre o Prêmio aqui

Leia mais sobre a edição 2009
Funarte lança nova edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia
Divulgado relatório estatístico do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antô
nio José da Silva

Mais informações
Coordenação de Teatro da Funarte: teatro@funarte.gov.br
Instituto Camões – Portugal: www.instituto-camoes.pt/
Direcção Geral das Artes – Ministério da Cultura de Portugal: www.dgartes.pt
Teatro Nacional D. Maria II: www.teatro-dmaria.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *