O Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) já divulgou a relação de projetos contemplados por seus programas de fomento, intercâmbio e integração cultural. Mais de 130 proponentes foram selecionados este ano pelo Conselho Intergovernamental da entidade. As inscrições estiveram abertas a criadores e produtores residentes nos países membros.
[arquivos]
Quatro editais foram publicados para distribuir os recursos do fundo entre as seguintes categorias: Coprodução de espetáculos de teatro e dança; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; Criação dramatúrgica e coreográfica; e Apoio para aperfeiçoamento profissional em produção e gestão.
O Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai. O fundo é constituído hoje por representantes da Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e, desde março deste ano, o Brasil.