Caravana de bufões da Paraíba vai ao Rio

Foto de cena (divulgação)

O Coletivo Paraibano de Circo e Teatro apresenta o espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém…”, no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de dezembro, acompanhado da oficina teatral “Corpo Poético do Ator”. A turnê nacional é um projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010. O Coletivo é formado pelo Teatro Trupe Arlequin e pelo Grupo Experimental Cena Aberta (GECA).

O texto gira em torno do universo do artista mambembe. A peça retrata uma trupe de quatro bufões que há muito tempo perambula pelas estradas, com o desejo de montar o espetáculo “A Vida é Sonho”. Seu líder, Baobá, conduz os atores à tentativa frustrada de ver o espetáculo em cena. “Nada Nenhum e Ninguém…” utiliza a linguagem circense da Comédia Dell’Arte e dos atores bufos como ferramenta de criação. A partir deste universo burlesco, o diretor Marcos Pinto aproveita a destreza corporal, a musicalidade e a comicidade do elenco, além de usar elementos de dança.

No trabalho, o Coletivo propõe diálogos entre a comédia e a tragédia, o popular e o erudito e entre as culturas ibérica e nordestina, por meio de fragmentos obras de autores como os célebres espanhóis Calderón de La Barca (“A Vida é Sonho”) e Moncho Rodriguez (“Bululu”) e o português Fernando Pessoa (“Mensagem”), além do paraibano Paulo Vieira e do cearense Oswaldo Barroso. Outra proposta do espetáculo é convidar o público a refletir sobre a profissão de ator, sua importância, e seu dever de comunicar, e a ajudar a criar novas definições da obra.

A programação, que já percorreu o Nordeste e o Estado de Goiás (onde integrou festivais e mostras) segue, em janeiro de 2011 para Brasília e depois termina em São Paulo (capital).

Caravana “Nada Nenhum e Ninguém…”
Contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010

Veja a apresentação, fotos e histórico dos realizadores e do espetáculo

AGENDA DO RIO DE JANEIRO (RJ)

Espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém…”
Encenação e Adaptação: Marcos Pinto
Com Ana Valentim, Diocélio Barbosa, Walter Olivério e Márcio de Paula
Dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 19h
Entrada franca – distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo

Oficina “Corpo Poético do Ator”
Com os integrantes do elenco
4 de dezembro, das 9h às 12h
Público-alvo: adultos e jovens a partir de 15 anos (com noções de teatro)
Número de Participantes: 20
Carga Horária: 6h
Local: Pavilhão Teatro de Anônimo
Endereço: Rua dos Arcos 24, térreo, Lapa, Rio de Janeiro (RJ)

Informações: http://trupearlequin.blogspot.com
Mais informações e inscrições para a oficina, no e-mail
biafero@gmail.com, ou no Pavilhão Teatro de Anônimo
Telefone: (21) 2240-0930