Artes Visuais na web

Edições da série "Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso"

Já estão disponíveis na web algumas das publicações de arte contemporânea viabilizadas com recursos do programa Conexão Artes Visuais 2010. As edições da série Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso, por exemplo, apresentam estudos sobre personalidades da área, como Carlos Zili e Emmanuel Nassar. O livro Espaços Independentes traz um mapeamento de redutos de produção de arte no país. Já Art Bra – Moacir dos Anjos reúne reflexões desse autor sobre obras nacionais. Por fim, as revistas Tatuí e Investigação nº 11 difundem, respectivamente, conteúdos crítico e teórico.

No ano 2010, o Conexão Artes Visuais foi marcado pelo lançamento de um grande número de publicações, que não só resgatam a memória das artes visuais brasileiras como também difundem reflexões sobre o panorama contemporâneo. Além disso, o programa promoveu festivais, exposições, palestras, debates, oficinas, pesquisas de linguagem, intervenções em espaços públicos e mapeamentos em todo o Brasil, investindo na circulação de artistas, obras e ideias.

Realizado pela Fundação Nacional de Artes e o Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o Conexão 2010 contemplou, ao todo, 30 projetos. As informações sobre cada um deles estarão reunidas em um grande catálogo, que será lançado em breve. Ao viabilizar programas como esse, a Funarte impulsiona a produção e a reflexão no campo das artes, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento de políticas culturais para o país.

Os números do Conexão Artes Visuais 2010:
– 30 projetos selecionados
– 220 ações gratuitas, de diferentes formatos, realizadas em 25 cidades:
39 encontros, debates, conversas, bate-papos e palestras
86 exposições, instalações, vídeo instalações e mostras de vídeo
44 oficinas e workshops
27 performances e intervenções
24 lançamentos de produtos
– 27 produtos culturais distribuídos gratuitamente, entre catálogos, livros, revistas e websites
– 5 livros disponibilizados na web
– 713 profissionais envolvidos em atividades, entre artistas, arte-educadores, críticos, curadores, debatedores, produtores e técnicos
– público direto estimado em mais de 61 mil pessoas
– público indireto estimado em 3,3 milhões de pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *