Oficinas de Cordel na Paraíba e em Minas Gerais

Oficinas serão ministradas pelo poeta, cordelista e compositor Abdias Campos

Estimular o surgimento de novos poetas e mostrar que a utilização do Cordel pode ser também um recurso a mais nas salas de aula são alguns dos objetivos das oficinas, que serão realizadas nos municípios de Monteiro, na Paraíba, e Almenara, em Minas Gerais. As ações fazem parte do projeto Recursos Culturais e Educativos da Poesia de Cordel, do artista Abdias Campos, que foi um dos contemplados pela Bolsa Funarte de Circulação Literária.

Durante as oficinas, com carga horária de 30 horas, os participantes vão aprender técnicas estruturais e poéticas dos versos de Cordel, como por exemplo, a formação de rimas e modalidades de estrofes. Direcionado a professores da rede pública, arte-educadores e poetas, o projeto tem ainda como finalidade repassar saberes e divulgar cada vez mais esse gênero, típico do Nordeste do país e que tão bem representa a cultura popular brasileira.

Os municípios, onde serão realizadas as oficinas, fazem parte dos chamados Territórios da Cidadania – programa implantado por diversos órgãos do Governo Federal, que visa acelerar a superação da pobreza e das desigualdades no meio rural. Para tanto, propõe estratégias de desenvolvimento territorial sustentável que contemplem a ampliação de mecanismos de participação social na gestão de políticas públicas; a integração produtiva das populações mais vulneráveis e a valorização da diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental, entre outras metas.

Oficinas

Monteiro (PB) – De 21 a 25 de fevereiro
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Território da Cidadania: Cariri Ocidental
E.M.E.F. Profª Mª do Socorro Aragão Liberal
Av. Vagner Japiassu, 06 – Centro

Almenara (MG) – De 11 a 15 de abril
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Território da Cidadania: Baixo Jequitinhonha
Escola Municipal Corina Ferraz de Brito
Rua Dr. Sabino Silva, s/nº – Bairro Santo Antonio – Prédio do CAIC

Outras informações: abdiascampos@gmail.com