“Guias Afetivos”: Oficinas em Campos dos Goytacazes (RJ)

O escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinícius Faustini dá início ao ciclo de oficinas “Guias Afetivos”, nos dias 26 e 27 de março, no município fluminense de Campos dos Goytacazes.  A oficina propõe uma metodologia para a produção de memória, por meio de práticas artísticas em torno da linguagem literária para criar intervenções em territórios diversos. O foco é a vivência do indivíduo na cidade, e como suas impressões, articulações e reflexões podem se tornar expressões estéticas, a partir do uso da palavra.

Jovens, adultos e idosos podem participar de dinâmicas que giram em torno de três eixos:
– “Corpo” – percepção do indivíduo enquanto agente capaz de manipular e intervir nos instrumentos de criação;
– “Palavra” – o incentivo à leitura e à produção de textos;
– “Território” – promover a identificação do capital cognitivo oriundo de cada região em suas peculiaridades.

O projeto “Guias Afetivos” foi criado a partir do romance “Guia Afetivo da Periferia” de Marcus Vinícius Faustini, lançado pela editora Aeroplano em dezembro de 2009. O livro conta a história de um jovem que circula pela cidade e apresenta suas percepções sobre o cotidiano diverso do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o projeto, tem como objetivo principal estimular a produção desse novo olhar sobre o território, o olhar de quem vive nas periferias, e que, por isso, reserva um entendimento particular sobre os costumes, acontecimentos e práticas cotidianas desses espaços. A obra também propõe ao leitor experiências práticas de criação.

Misturar vida e arte é o processo investigativo tanto do livro como do projeto de oficinas. A transformação do “Guia Afetivo da Periferia” no “Guias Afetivos” ampliou o potencial do livro. Em 2010, o projeto foi selecionado pela Bolsa Funarte de Circulação Literária e, em 2011, será desenvolvido também nas cidades de Macaé (RJ) e Cuiabá (MT).

O objetivo do “Guias Afetivos” é proporcionar aos participantes uma experiência artística criativa, que valorize as vivências pessoais de cada um, com foco no desenvolvimento de uma estética particular, contribuindo para o fortalecimento do pertencimento social desses sujeitos, bem como sua inclusão subjetiva. Para tanto, o conceito de linguagem literária é ampliado para expressões  por meio do uso da palavra, e nesse sentido, a contação de histórias, as artes plásticas e o vídeo são aliados no processo.


PROGRAMAÇÃO

Oficina Guias Afetivos, com Marcus Vinicius Faustini

Datas: 26 e 27 de março (sábado e domingo)
Horário: 9h às 17h
Local: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
Praça da Bandeira s/n – Centro – Campos dos Goytacazes (RJ)

Inscrições pelo endereço guiasafetivos2010@gmail.com ou pelo telefone (21) 2224 5102
(Vagas limitadas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *