Funarte SP recebe gravação de ‘O Menino e a Cerejeira’

Em breve será disponibilizado aos internautas o espetáculo teatral O Menino e a Cerejeira, do grupo Borbolina Companhia. As gravações foram realizadas na Funarte SP, na Sala Renée Gumiel, nos dias 11 e 12 de fevereiro deste ano, por meio de cessão de espaço. A plataforma, as datas e os horários de exibição serão divulgados oportunamente. A ação faz parte da política da Fundação Nacional de Artes- Funarte de incentivar produções artísticas durante a pandemia, contribuindo assim para movimentar o setor.

De autoria do escritor e filósofo japonês Daisaku Ikeda, o texto foi adaptado por Stella Tobar, que idealizou o espetáculo e também assina a direção. A trama, que se passa numa cidade japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, conta a história de um senhor que cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios e de um menino que tenta superar a perda do pai. Os elementos de cenário buscam dialogar com a cultura japonesa, incluindo painéis, os enormes tambores chamados taikôs e os famosos bonsais.

Com Alle Paixão, Cleber Tollini, Giuliano Caratori e João Bourbonnais no elenco, a peça leva a refletir sobre a esperança e a amizade, de maneira acessível às crianças, mas também interessante para os adultos.

Sobre Daisaku Ikeda
Nascido em 1928, em Tóquio, o escritor e filósofo Daisaku Ikeda é ligado ao pensamento budista. Seus romances, poemas e ensaios versam principalmente sobre a juventude, a paz, a sociedade e o humanismo. Em 2007, recebeu o Prémio Mundial do Humanismo pela Academia do Humanismo da Macedónia.

Sobre Stella Tobar
Stella Tobar é fundadora, juntamente com Giuliano Caratori, da Borbolina Cia. Diretora artística e produtora, ela dirigiu os espetáculos O menino e a cerejeira e Dois idiotas sentados cada qual no seu barril. Convidou a diretora Magali Biff para o projeto Nos países de nomes impronunciáveis, no qual foi dirigida por ela, e associou-se à outra produtora na realização da temporada paulista de Minhas queridas, da qual assina dramaturgia e direção.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo teatral: O menino e a Cerejeira
Stella Tobar – direção
Fernando Maffia – assistente de produção
João Bourbonnais – ator | Cleber Tolini – ator | Alexandra Paixão – atriz |
Giuliano Caratori – ator, produtor e iluminador

Equipe de gravação
Rafael Guiso – câmera | Carlos Máfia – diretor e câmera| John Christian – diretor de filmagem |
Jesus Ramos – áudio | Vinícius Requena – iluminador

SERVIÇO
Espetáculo gravado nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021
Local: Sala Renée Gumiel – Funarte SP

Texto: Catia Lima

Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *