O Teatro Funarte Cacilda Becker, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe a gravação do balé Ressonância Caótica, nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro. O espetáculo faz parte do repertório da Companhia Cambaio de Dança e já teve duas indicações ao Prêmio Cesgranrio de Teatro – Edição 2019.
A montagem, interpretada pelos bailarinos Elton Sacramento, Luciano Corrêa e Jorge Tavares, aborda dificuldades do cotidiano, especialmente a falta de comunicação entre as pessoas, e faz uma crítica a problemas sociais.
Ressonância Caótica apresenta um cenário “desordenado”, que se contrapõe ao figurino inicial e requintado dos bailarinos – eles começam o balé vestindo terno. Através desse paradoxo, o espetáculo se desenvolve e destaca os problemas cotidianos da sociedade, como a fome, a deficiência de transporte público, a vida profissional “mecanizada” e a dificuldade de comunicação entre as pessoas. O intuito da Cia. Cambaio de Dança com o trabalho é promover o debate e a reflexão do público – que é diretamente afetado pela situação caótica apresentada no enredo.
Sobre a Cia. Cambaio de Dança
A Cambaio foi fundada pelo bailarino, intérprete e coreógrafo carioca Roberto Silva, em 2017. Antes de criá-la, no Rio de Janeiro, ele trabalhou em muitos grupos de dança de São Paulo, Brasília e também do Sul do país. Formado por um grupo de bailarinos e coreógrafos, majoritariamente negros, com vasta experiência dentro e fora do país, o coletivo principiou seu trabalho na Zona Oeste da capital fluminense. Na ocasião, se apresentou em vários espaços culturais da região, tais como o Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande (Zona Oeste).
A proposta da Cambaio é inovar na dança contemporânea, enquanto a promove, potencializa e compartilha. A companhia tem divulgado suas ações através dos espetáculos Canções Brasileiras, Penitência, Ressonância Caótica e Ardor. Essas montagens já foram apresentadas em cenários como: o Circuito Paulista de Dança; Festival Literário de Valença; a semana de eventos culturais do Distrito de Conservatória (Valença – RJ); um projeto de dança nas escolas do município do Rio de Janeiro; o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; o evento comemorativo pelos 199 anos do município de Itaguaí (RJ); a Semana da Dança do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro; o Palácio de Cristal (Petrópolis – RJ); e o Sesc de São João de Meriti. Em 2019, a Cambaio também se apresentou no Teatro Cacilda Becker.
Por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019), a companhia carioca realizou a Semana Cambaio, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa movimentou a região com a realização de oficinas e montagens.
Gravação do espetáculo de dança
RessonânciaCaótica
Dia 26 de fevereiro, sexta-feira
Ficha técnica
Direção: Roberto Silva
Bailarinos intérpretes: Elton Sacramento, Luciano Corrêa e Jorge Tavares
Câmera: Fernando Lucena
Som e luz: Caroline Silva e Gláucio Silva
Teatro Funarte Cacilda Becker
Rua Catete, Rio de Janeiro
Com informações da Coordenação de Dança – Funarte e da Cia. Cambaio de Dança