A Fundação Nacional de Artes disponibilizou, em seu canal no YouTube, uma releitura da ópera O Trovador, de Verdi. O espetáculo integra o projeto Óperas em Cena, da Funarte MG. Ele reúne versões de obras operísticas famosas, escolhidas a partir das reproduções retratadas no Miniteatro de Óperas — maquete artística exposta na representação regional da Fundação, em Belo Horizonte.
O Trovador é uma peça em quatro atos, de Giuseppe Verdi (1813-1901). O libreto (texto) é de Salvatore Cammarano (complementado por Leone Emanuele Bardare), com base no romance El Trovador, do espanhol Antonio García Gutiérrez. Conta a história de uma cigana condenada à morte na fogueira, pela prática de “bruxarias“, e injustamente acusada de provocar uma doença em um dos filhos de um conde. Antes de morrer, a cigana pede vingança à filha. A peça estreou em 1853, em Roma, na Itália.
Confira abaixo a releitura da obra pelo Óperas em Cena:
O projeto Óperas em Cena conta com quatro vídeos, cada um inspirado em uma peça, encenados com a utilização de uma das linguagens contempladas pela Funarte (música, teatro, circo e dança); ou com mais de uma delas. Em O Trovador, é a dança.
A meta principal do projeto é difundir o Miniteatro — que reproduz, com detalhes, os ambientes típicos das óperas de séculos passados, quando o gênero artístico era muito popular. Essa obra de arte foi idealizada e construída na década de 1960, pelo ex-tenor Carlos José Villar. Nos anos 1980, após a morte do artista, a família doou o trabalho para o acervo da Fundação. Esse patrimônio está em restauração, graças a outro projeto, também desenvolvido pela Funarte MG.
Assista ao teaser do projeto:
Com informações da Funarte MG