O artesanato é definido como a técnica e a arte de criar produtos com as mãos — por vezes, com o auxílio de ferramentas. No Brasil, a profissão foi regulamentada pela Lei n° 13.180 de 22/10/2015.
Artesanato e arte popular
Há diferenças entre os conceitos de artesanato e arte popular. Quando se fala em artesanato, é importante levar em conta a utilidade prática do objeto — por exemplo, uma panela de cerâmica, pedra-sabão, cobre, ferro e até mesmo de barro. Já a arte popular é relacionada à inspiração e expressão de quem executou o trabalho, com a função de obra de arte de função contemplativa. Mas o artesão pode ser considerado também um artista popular, já que desenvolve e conserva a técnica e a cultura relacionadas ao que produz.
Tanto o artesanato quanto a arte popular estão ligados ao regionalismo do País, pois refletem costumes, época, situações e estilos de cada lugar.
A Fundação Nacional de Artes – Funarte celebra o Dia Mundial do Artesão, neste 19 de março, e parabeniza os brasileiros que se dedicam ao ofício.
Com informações do Centro de Artes Visuais da Funarte