O Bossa Criativa apresenta, no site do projeto, o primeiro de dois vídeos, que reúne a famosa dupla baiana Antonio Carlos & Jocafi aos jovens da Orquestra Instrumental de Violões do Forte de Copacabana (OIVFC). A estreia é na sexta-feira, 19 de março, às 18h, com o projeto Afro Funk Brasil. Armandinho Macêdo, considerado o criador da guitarra baiana, estará no terceiro vídeo, no ar dia 2 de abril. O Bossa Criativa é realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música desta instituição.
A dupla baiana regravou, nos vídeos, alguns de seus sucessos, acompanhada pela orquestra, formada por jovens de projetos sociais e comunidades carentes. Inéditos e divididos em três partes, os registros desses encontros vão ao ar no site do projeto Bossa Criativa. A ação faz parte do programa Arte de Toda Gente (Funarte/UFRJ).
Além da interpretação conjunta de músicas representativas da obra dos artistas, o programa traz depoimentos e registros de época, que contextualizam o repertório. Antonio Carlos fala sobre sua trajetória e explica didaticamente sua música e influências, com exemplos ao violão e reprodução de discos. Há também a fala de Russo Passapusso, do Baianasystem.
Nas semanas seguintes, sempre às sextas-feiras, serão liberados vídeos com a segunda parte desse encontro e, também, o registro – igualmente inédito – de um show em tributo a Armandinho Macêdo, ao vivo e para convidados, que o guitarrista fez com a Orquestra Instrumental de Violões do Forte de Copacabana, no local, em 2019.
A dupla
Formada na Bahia no final da década de 1960, a dupla Antonio Carlos & Jocafi começou a se tornar mais conhecida por sua participação nos festivais de música e, mais tarde, pelos sucessos “Mudei de Ideia”, “Desacato” e – principalmente – “Você abusou”. A fama cresceu com a criação de temas para trilhas sonoras de telenovelas e a gravação de composições suas por estrelas nacionais e estrangeiras, como Luiz Gonzaga, Elis Regina, Gilberto Gil, Ella Fitzgerald e Stevie Wonder, entre muitos outros. Os dois têm no currículo dezenas de shows no exterior, participações em festivais internacionais e em discos de outros grandes artistas. Mais recentemente, a dupla passou a compor com Russo Passapusso, líder do BaianaSystem, com quem preparam o lançamento de um álbum este ano. (Mais informações no link abaixo).
Armandinho
O guitarrista, bandolinista, compositor e arranjador baiano Armandinho Macêdo tem mais de 50 anos de carreira – começou aos 15. É considerado o criador da “guitarra baiana”, instrumento que nasceu de um cavaquinho eletrificado. O artista se tornou nacionalmente conhecido como integrante de um dos mais conhecidos grupos de pop instrumental do Brasil, A Cor do Som. Considerado um dos dez melhores do País, pela revista Guitar Player, Armandinho influenciou diversos outros artistas e já se apresentou em diversos países em vários continentes. O show com a OIVFC foi, também, uma homenagem à sua carreira.
A Orquestra
A Orquestra Instrumental de Violões do Forte de Copacabana (OIVFC) nasceu em 2011, idealizada pela diretora do Instituto Rudá, Márcia Melchior. O conjunto atendia inicialmente a adolescentes das comunidades do entorno do Forte. Em pouco tempo, porém, a música do coletivo ultrapassou os muros da fortificação e atraiu jovens de outros projetos sociais e de comunidades, como as de Piabetá, Niterói, Nova Iguaçu, Nilópolis, Duque de Caxias, Santa Cruz, Itaguaí e Campo Grande; e da baixada fluminense. Hoje, as apresentações da orquestra atraem um público variado e numeroso. Ela já participou de espetáculos até no exterior: estiveram em Rennes, no festival de cinema na França. Muitos dos seus jovens integrantes do conjunto se profissionalizaram, vindo a atuar em outros grupos e em espetáculos. Mais informações no site da Orquestra: violoesdofortedecopacabana.com.br.
O Bossa Criativa
O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site do projeto, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente, fruto de parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade. Mais informações no site www.bossacriativa.art.br. Os vídeos do Arte de Toda Gente também estão no canal do Youtube www.youtube.com/artedetodagente.
Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Vídeos da Orquestra Instrumental de Violões do Forte de Copacabana com a dupla Antonio Carlos & Jocafi (Projeto Afro Funk Brasil) e com Armandinho
Dias 19 e 26 de março e 2 de abril de 2021, às 18h
Acesso: em www.bossacriativa.art.br e também no canal Arte de Toda Gente: www.youtube.com/artedetodagente.
As apresentações e toda a programação da série permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações: www.bossacriativa.art.br
Mais informações sobre Antonio Carlos & Jocafi aqui, no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.
Informações sobre este e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br
Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente