Espetáculo ‘Édipo Unplugged’ tem transmissão pela internet

Foto divulgação

De 26 a 28 de março, será transmitida, com acesso gratuito, pelo YouTube, a gravação do espetáculo Édipo Unplugged, da Companhia Os F. Privilegiados, realizada no Teatro Dulcina, espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte. A montagem, que vai ao ar sexta, sábado e domingo, sempre às 20h, é seguida por depoimentos dos integrantes do grupo. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

Com texto de Sófocles, tradução de Geir Campos e direção de João Fonseca e Paula Sandroni, Édipo Unplugged estreou em 2004 e, no mesmo ano, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção. A montagem atual – gravada no teatro que abrigou a companhia entre 1991 e 2001 – também presta homenagem ao fundador do grupo, o ator e diretor Antonio Abujamra, falecido em 2015. As transmissões contam com intérprete de libras e audiodescrição.

Além das apresentações no canal do grupo no YouTube, estão programadas duas lives no Instagram, em comemoração aos 30 anos da Companhia. No dia 24 de março, quarta-feira, a partir das 20h, participam da conversa integrantes e ex-integrantes do coletivo. No dia 26, sexta-feira, às 19h, os diretores João Fonseca e Paula Sandroni, o ator Thelmo Fernandes e a convidada especial Prof. Dra. Nina Saroldi contam a história do espetáculo.

A peça

O texto grego clássico de Sófocles (497/496 – 406/405 a.C.) narra a descoberta de Édipo, rei de Tebas, sobre os motivos de um castigo divino: uma peste que assola a cidade. Investigações revelam a Édipo e sua mulher, a rainha Jocasta, que eles são os protagonistas da famosa tragédia. A encenação conta apenas com sete cadeiras como cenário e com todos os dez atores com figurinos simples e iguais. “Assim, a montagem destaca o texto de Sófocles e torna a tragédia mais acessível ao público”, comenta a produção.

“Queremos aproveitar essa oportunidade para retornar ao Teatro Dulcina, que nos acolheu por uma década e nos recebeu em várias outras ocasiões: na reabertura do teatro, quando comemoramos 20 anos do grupo, em 2011; em um tributo a Abujamra, em 2015; e, recentemente, quando fizemos uma nova homenagem ao nosso mestre, com o espetáculo Abujamra Presente, em 2019”, destaca Filomena Mancuzo, atriz e produtora da Cia.

“Remontar um dos maiores sucessos da companhia, um clássico da dramaturgia mundial, com desdobramentos importantes na filosofia e na psicologia, é simbólico em um momento sem precedentes como esse”, observa João Fonseca. “A oportunidade de encenar Édipo Unplugged é, para a companhia, uma forma de remuneração necessária para as 25 pessoas diretamente envolvidas no processo, tanto para os atores como para a equipe técnica, que vêm passando por um momento de escassez”, alerta Filomena Mancuzo.

Acesse aqui mais informações sobre as gravações no Teatro Dulcina.

Lives 30 anos da Cia. Os F. Privilegiados
Dia 24 de março | Quarta, às 20h
Dia 26 de março | Sexta, às 19h
Participação gratuita
Acesso pelo Instagram, aqui

Espetáculo Édipo Unplugged
De 26 a 28 de março | De sexta a domingo, às 20h
Gratuito
Acesso aqui

Transmissão com intérprete de libras e audiodescrição
Recomendação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Ficha técnica
Texto: Sófocles | Tradução: Geir Campos | Direção: João Fonseca e Paula Sandroni | Elenco: Thelmo Fernandes, Rose Abdallah, Roberto Lobo, Ricardo Souzedo, Claudio Tizo, Isley Clare, Alexandre Pinheiro, Paula Sandroni, Nello Marrese, João Fonseca e Filomena Mancuzo | Cenário: Nello Marrese | Trilha Sonora Original: Daniel Belquer | Luz: Eduardo Nobre | Operador de Luz: Eduardo Nobre | Operador de Som: Pedro Pedruzzi | Operador Microfones: Breno Lobo | Registro Videográfico: Chamon Audio Visual | Equipe Produção: Michele Spindola e Marcela Rosrio | Contrarregra: Nivaldo Vieira | Direção de Produção: Filomena Mancuzo | Realização: Mancuzo entretenimento, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Texto-base: produção
Fonte: Coordenação de Teatro – Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *