Bailarinos do Teatro Guaíra, no Paraná, ministram oficinas on-line

Teatro Guaíra (PR) promove oficinas de dança on-line - Foto: divulgação

Um dos objetivos da ação é incentivar a troca de experiências e criar conexões entre as pessoas que gostam de dança

O projeto Aulas como Unidade e Cooperação, realizado por bailarinos do Teatro Guaíra, em Curitiba, no Paraná (PR), está com vagas abertas para oficinas virtuais, gratuitas, destinadas a profissionais e estudantes de dança. Elas serão aplicadas em plataforma on-line, às sextas feiras, das 13h às 14h30, até dia 9 de julho. Não é necessária inscrição prévia, mas as vagas são limitadas a cem pessoas por sala de chat – com critério de ordem de acesso.  Acesse o link aqui (Zoom).

Na primeiro dia de curso, sexta, 14 de maio, a idealizadora e coordenadora do Aulas como Unidade e Cooperação, Juliana Rodrigues, ministra a oficina Improviso – A dança como linguagem híbrida. Segundo a bailarina, o projeto tem como principal objetivo promover, a troca de experiências e novas conexões entre os amantes da dança. “O bailarino proponente irá compartilhar a sua vivência pessoal durante a aula, criando estímulos para que cada um possa descobrir e experimentar a arte sobre novos olhares e caminhos. No final de cada aula acontecerá um pequeno bate-papo para trocar curiosidades, perguntas, sensações”, diz Juliana.

Nos dias 21 e 28 de maio, a bailarina Clarissa Cappellari apresenta a oficina Alongamento e flexibilidade. Já nos dias 4 e 11 de junho, o workshop Reabilitação e condicionamento físico será ministrado por Luciana Voloxki. A bailarina Luana Nery apresenta a oficina Improviso nos dias 18 e 25 de junho. O encerramento do projeto será com a atividade Laboratório de improvisação, nos dias 2 e 9 de julho, com o professor João Bicalho.

A primeira edição do Aulas como Unidade e Cooperação foi realizada no ano de 2020 e as atividades gratuitas foram as ações mais procuradas pelo público. No mês de abril começaram as oficinas virtuais, abertas à comunidade de dança, e outras, com coreógrafos renomados. No mês de julho, o programa foi ampliado, com atividades de dança para crianças, jovens e idosos. Segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas participaram da última edição do Aulas como Unidade e Cooperação.

Sobre os professores

Juliana Rodrigues é bailarina do Balé Teatro Guaíra. Natural de Caxambu (MG), trabalhou nas companhias de dança Ballet de Londrina e Curitiba Cia. de Dança. É formada pelo Centro de Formação Artística (Cefart), em Belo Horizonte (MG), bacharel em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e pós-graduada como especialista em artes híbridas, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desenvolve trabalhos de criação, por meio de improvisos e dos recursos da edição de vídeos. Idealizou e coordena o projeto Aulas como Unidade e Cooperação.

Clarissa Cappellari é bailarina profissional, formada pela Escola de Danças do Teatro Guaíra (Curitiba PR). Atuou no Balé Teatro Guaíra entre 2004 e 2007. É bacharel e licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – UNESPAR) e pós-graduada em Ensino de Artes pelo Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba (ITECNE). Entre 2013 e 2017, fez parte do elenco da Curitiba Cia. de Dança. Integra o elenco do Balé Teatro Guaíra desde 2017.

Luana Nery nasceu em Carapicuíba (SP). Fez parte do Corpo de Baile Jovem na Escola Municipal de Bailados, atual Escola de Dança de São Paulo, sob a direção de Esmeralda Penha Gazal. Iniciou sua carreira profissional no Balé da Cidade de São Paulo, na direção de Lara Pinheiro e Iracity Cardoso, onde trabalhou com vários profissionais da área da dança, do Brasil e do exterior. Fez parte do Núcleo de Pesquisas Mercearia de Ideias, sob a direção de Luiz Fernando Bongiovanni. Foi convidada para a XII Mostra de Teatro do Colégio Santa Cruz, como professora e preparadora corporal. Atualmente, faz parte do elenco do Balé Teatro Guaíra, como bailarina, intérprete/ criadora e solista.

João Luiz Bicalho nasceu em Vitória (ES). Formado em Qualificação Técnico Profissional em Dança Contemporânea pela  Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI), da Capital Capixaba, entre 2012 e 2014. Integrou profissionalmente a Companhia de Dança Mitzi Marzzuti (ES), em 2012. Participou da Companhia Divinadança (SP) dirigida por Andrea Pivatto. Trabalhou como intérprete/criador no Coletivo dos Sonhos (SP) dirigido por João Pirahy, em 2015. Em 2016, integrou a companhia Mercearia de Ideias + Bongiovanni (SP), dirigida pelo coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. Desde 2017, integra o Balé Teatro Guaíra. Para essa instituição, em 2019, dirigiu e coreografou Peixe Solúvel, incluída na plataforma Novos Criadores.

Projeto Aulas como Unidade e Cooperação

Oficinas de dança on-line
Acesso gratuito

De 14 de maio a 9 de julho de 2021, das 13h às 14h30, sempre às sextas-feiras

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de maio – Improviso – A dança como linguagem híbrida, com Juliana Rodrigues

Dias 21 e 28 de maio – Alongamento e flexibilidade, com Clarissa Cappellari

Dias 4 e 11 de junho – Reabilitação e condicionamento físico, com Luciana Voloxki

Dias 18 e 25 de junho – Improviso, com Luana Nery

Dias 2 e 9 de julho – Laboratório de improvisação, com João Bicalho

Vagas limitadas a cem pessoas por sala de chat – critério de ordem de chegada

Link de acesso aqui

Não é necessária inscrição prévia

Realização
Centro Cultural Teatro Guaíra / Palco Paraná / Secretaria da Comunicação Social e da Cultura / Governo do Estado do Paraná

 

Com informações da Funarte SP, e do site da Secretaria da Comunicação e da Cultura / Governo do Paraná